sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Destaque da semana - Delta do Parnaíba

Delta do rio Parnaíba.

Foto reprodução


O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras e percorre 1485 km até desembocar no mar, formando um espetáculo de rara beleza. O nome Delta é utilizado para designar aqueles rios que ao desaguar no oceano dividem-se, formando vários canais. Em apenas três lugares do mundo este fenômeno acontece: Rio Nilo (Egito), YangTze (China) e Parnaíba - Pi. Embora o litoral do Piauí tenha apenas 66 km de extensão, situado entre Maranhão e Ceará, pode-se dizer que este pequeno trecho foi abençoado pela natureza.


Foto reprodução

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fotos da visita a cidade de Porto

Historia da Cidade

Porto, antigo Marruás, foi inicialmente uma simples fazenda de gado, pertencente ao município de Barras. O progresso deveu-se, principalmente, à privilegiada posição à margem direita do rio Parnaíba, favorecido pela navegação fluvial, que liga norte ao sul do Estado, passando pela Capital, incrementou-se o comércio. A construção da primeira capela, edificada por Alexandre José Soares, um dos mais antigos moradores, atraiu muitos fiéis que ali se fixaram, consolidando o núcleo, transformando em importante povoado e porto de escala da navegação do rio Parnaíba.
Mais tarde, em 1944, por força de disposições da legislação federal, que proibia a duplicidade de topônimos das vilas e cidades brasileiras, o município e cidade de João Pessoa passaram a denominar-se Porto, decorrência de sua localização.

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Marruás, pela lei estadual nº 970, de 25-06-1920, desmembrado dos município de Barras do Marataoan. Sede no atual distrito de Marruás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1920.
Pelo ato municipal nº 4, de 14-01-1931, o município de Marruá passou a denominar-se João Pessoa.
Em divisões administrativa referente ao ano de 1933, o município já denominado João Pessoa é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 754, de 30-12-1943, o muincípio de João Pessoa passou a denominar-se Porto.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município já denominado Porto é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alterações toponímicas municipais
Marruá para João Pessoa alterado pelo ato nº 4, de 14-01-1931, aprovado pelo decreto estadual nº 1142, de 22-01-1931.
João Pessoa para Porto alterado pelo decreto-lei estadual nº 754, de 30-12-1943.
Gentílico: Portuense.
Fonte: Biblioteca IBGE.

Fotos tiradas na recente visita a esta bela e pacata cidade.












sábado, 22 de agosto de 2009

Destaque da semana - Barragem dos Corredores

A Barragem dos Corredores esta localizada no municipio de Campo Maior, a aproximadamente 46 quilômetros do centro da cidade, possui uma extensão de 22 km de espelho d’água cristalina.

É excelente para a prática de esportes náuticos e pescarias. Lá podemos encontrar o tambaqui, que é um peixe típico de criatórios da região. E também se encontra em desenvolvimento um projeto de criatórios de peixes em tanques rede, onde está levando a região para um grande progresso. A barragem dos corredores possui 63.300.000 metros cúbicos.



Fonte: Prefeitura de Campo Maior

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Visitando a cidade de Anísio de Abreu.

História da Cidade.

Localizado ao sudeste do estado, na região semi-árida, o município de Anísio de Abreu fica localizado a 640km da capital, Teresina.
Sabe-se que o início de sua povoação data de 1815, quando Manoel Ribeiro Soares juntamente com seus filhos Dionísio Ribeiro Soares e Manoel Ribeiro Soares Filho fixaram uma fazenda de gado que logo prosperou. Mais tarde instalou-se Vicente Ferreira Lima, que a partir de então deram início ao povoamento local.
Em 1927 foi construída a primeira igreja. E mais tarde, além das fazendas de gado, a região sofreu influência do surto do extrativismo da maniçoba. Surgiu. , o primeiro comerciante do então povoado Tamanduá Anísio Ribeiro Soares, neto de Manoel Ribeiro Soares. Apesar das grandes dificuldades da época o povoado foi se desenvolvendo, graças à criação de gado e à agricultura. Com o seu crescimento populacional tão logo surgiu o desejo de luta pela sua emancipação política, pois até então, o povoado pertencia ao município de Caracol – PI. Desejando ver o povoado tomar-se uma cidade próspera, Sebastião Ribeiro da Silva colocou-se à frente desta conquista. Articulou junto às autoridades políticas da época, o processo emancipa tório o qual se concretizou pela Lei 2.353 de 05 de dezembro de 1962. O recém criado município foi batizado com o nome de Anísio de Abreu em homenagem ao primeiro comerciante do município Anísio Ribeiro Soares e ao ex.-governador do Estado, Anísio Auto de Abreu, cuja instalação aconteceu em 25 de dezembro do mesmo ano.
Para saber mais clic AQUI.
Fotos da visita.












sábado, 15 de agosto de 2009

Destaque da semana - Aniversário de Teresina


Teresina é uma cidade quente e gostosa. Sentir não só o calor do clima, mas também o calor humano de um povo acolhedor, um povo com a simplicidade no olhar, gente com um enorme coração transbordante de bondade sem igual em nenhum outro lugar.

“PARABÉNS TERESINA PELO SEUS 157 ANOS DE CRIAÇÃO”


Foto de David Melo







quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Teresina 157 Anos.

Foto reprodução


Teresina, capital do Piauí aniversaria no proximo domingo, dia 16/08/209, completando 157 anos de sua criação.

Curiosidades sobre Teresina

Teresina é a única capital do Nordeste privilegiada com um encontro de dois rios (Poti e Parnaíba).

Teresina hoje, realiza em Junho uma das maiores festas folclóricas do Brasil, basta citar os mais de quinze estados que participam anualmente.

Teresina é a única capital do Brasil que o nome é em homenagem a uma Imperatriz do Brasil.

Teresina tem onze pontes sobre os dois rios: Poty e Parnaíba.

Teresina é a única capital do Nordeste que foi colonizada do interior para o litoral.

Teresina tem o melhor atendimento médico do Meio Norte.

A TV Clube, passou a funcionar no dia 3 de Dezembro de 1972, afiliada à Rede Tupy pertencente ao empresário Assis Chateaubriand marcando assim a transmissão televisiva no Piauí.

Teresina é a capital mais verde do Nordeste.

Em Teresina, o rádio AM foi implantado em 1948, com a Rádio Difusora, vinculada à rede de Emissoras Associadas, de propriedade do empresário e jornalista Assis Chateaubriand.

Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil; as outras são Belo Horizonte, Goiânia,Brasília,Aracaju e Palmas.

Teresina é uma das capitais mais quentes do Brasil.

Teresina representa cerca 40% do PIB do Piauí.

Teresina é a única capital brasileira que faz divisa com outro estado, o Maranhão.

Teresina é a terceira capital mais segura do Brasil, atrás apenas de Natal e Palmas.

Teresina tem um dos maiores pólos de medicina do Nordeste, atendendo à população de toda sua região e estados vizinhos.

Teresina é unica capital nordestina que não se localiza no litoral.

Teresina é a maior capital nordestina em extensão territorial, com 1.755,698 km².

Teresina possui dois dos melhores institutos educacionais de todo o Brasil, o Instituto Dom Barreto e Educandário Santa Maria Goretti, segundo os resultados do ENEM 2007[1].

Teresina possui um dos únicos shopping centers de conceito Open Mail do país.

Teresina é banhada por dois rios: o Rio Poti e o Rio Parnaíba. Os dois também se unem e deságuam diretamente no oceano.

Teresina possui mais dois novos patrimônios segundo o IPHAN: Parque da Floresta Fossil do Rio Poty e a Ponte João Luis Ferreira (Dama de Ferro)

Fonte: Guia de Teresina

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Destaque da semana - Parque Nacional Serra das Confusões.


Criado em 1998, o parque ainda não está aberto a visitação, mas existem projetos de educação ambiental e recreação, além de incentivo à pesquisas científicas em toda a sua área.

O Parque Nacional da Serra das Confusões abriga um único ecossistema: a caatinga. Sua principal preocupação é preservar toda a riqueza desta paisagem, sua fauna e sua flora para as futuras gerações.

A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo de conservação, podendo ser encontrado inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, apresentando litogravuras nos paredões rochosos de valor histórico, científico e cultural.

Por que o nome Confusões? Os moradores contam que as serras brancas e vermelhas ficam diferentes de acordo com a luminosidade do dia, deixando a pessoa com a vista confusa.

Está localizado no estado do Piauí, nos municípios de Caracol, Guaribas, Santa Luz e Cristino Castro.
O acesso mais fácil à unidade é pela BR-343 até Floriano. Outra opção é pela PI-140 até São Raimundo Nonato e PI-144 até Caracol, seguindo por mais 20 km chega-se ao Parque. A unidade está cerca de 620 km de distância da capital.

Fonte: EcoViagem

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CÂNION DO RIO POTY


Fenda geológica por onde passa o rio Poty ao atravessar a cadeia montanhosa da ibiapaba entre o Ceará e o Piauí. Historiadores dividem a opinião em afirmar que o rio Poty foi o caminho de entrada da bandeira de Domingos Jorge Velho no Piauí. Para alguns historiadores o que contradiz esta afirmação é o fato que a presença do Bandeirante após o extermínio do Quilombo dos Palmares foi no território do atual estado da Paraíba onde existia um rio chamado Potingh e além disso à epoca o atual rio Poty chamava-se Itaim-Açu. Ao mesmo constata-se na carta de Gallucio de 1760 a existência deste rio já com a denominação de Poty. Contradições à parte é fato que no vale desse rio se localizam diversas fazendas antigas doadas como sesmarias ainda no século XVIII pela coroa Portuguesa.

Texto e foto Estação Piauí