Historia, fotos, destaques, eventos e relatos sobre as belezas do Piauí. Contato: jananiaspi@hotmail.com
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Pelas estradas do Piauí VII
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Destaque da Semana - Liceu Piauiense
O Liceu foi fundado pelo professor, político e conselheiro do Império, Zacarias de Góis e Vasconcelos, que era interventor do Piauí. A escola foi fundada em Oeiras, na época capital da província. A transferência para Teresina aconteceu por intermédio do Conselheiro Saraiva, mas, a partir de então, a escola passou a funcionar de forma debilitada. “O Liceu quase fechou nessa época, os professores davam aulas para cinco ou seis alunos em suas próprias casas”, explicou a diretora Clemilda Bandeira, que também já exerceu a função de professora de Geografia na escola.
Dentre os alunos que já passaram pelo Liceu, nomes ilustres como o do governador Wellington Dias, Freitas Neto, Manoel Paulo Nunes, João Henrique Sousa, prefeito Sílvio Mendes, Wall Ferraz, Petrônio Portela e Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que chegou à presidência da República.
O referido colégio encontra-se situado no centro urbano de Teresina – PI, na Praça Landri Sales, ocupando uma área total de 6.400 m2, sendo 3.200 m2 sua área construída, abrigando 20 salas de aula e inúmeras dependências, como: laboratórios, auditório, biblioteca, área de lazer e outras dependências destinadas a atividades pedagógicas e administrativas. A área de localização caracteriza-se como uma zona eminentemente comercial. Entretanto, ainda abriga inúmeras residências de famílias de classe média, sendo algumas de famílias tradicionais.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
São Pedro do Piauí
Município pacato com grandes possibilidades no setor da agricultura e pecuária. Possui uma boa infraestrutura de estradas e transportes, educação e assistência médica. De maioria católica praticante, sua principal festa é a do padroeiro São Pedro. Lugar rico em tradições culturais como reizado, festa do Divino, dança de São Gonçalo e São Benedito dentre outras. Dentre as muitas personalidades que nasceram neste município, destacam-se pela cultura e prestação de serviços ao povo do Piauí: Padre Raimundo José Aires Moraes Soares, Monsenhor Moraes, Padre Tony Batista, Irmã Maura Maria e Frei Francisco Lopes.
Sua principal festa é a do padroeiro São Pedro. Lugar rico em tradições culturais como reizado, festa do Divino, dança de São Gonçalo e São Benedito dentre outras.
Fonte
Abaixo imagens da cidade tiradas em minha recente visita a essa bela e pacata cidadede.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Pelas estradas do Piauí VI
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Destaque da semana - Rio Parnaíba
O Rio Parnaíba, conhecido como "Velho Monge", é um rio brasileiro que banha os estados do Piauí e do Maranhão.
Nicolau Resende descobriu o Rio Parnaíba por volta de 1640, quando sofreu um naufrágio nas proximidades de sua foz.
O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras, numa altitude da ordem de
Tem declividade acentuada, de suas nascente até o município de Santa Filomena, sofrendo a partir daí uma redução gradativa, chegando, nos últimos quilômetros do seu percurso, a uma declividade de menos de 25cm/km. No leito do Parnaíba corre, a cada ano, 20 bilhões de metros cúbicos de água, enquanto a precipitação pluviométrica média, ao longo das regiões que o rio percorre, está em torno de 1.500 mm/ano.
O Vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas, e ainda, a metade da água de subsolo do Nordeste, avaliadas em dez bilhões de metros cúbicos ao ano. Os afluentes mais importantes que estão no estado do Piauí são Gurgueia, Uruçuí-Preto, Canindé, Poti e Longá. No Maranhão o afluente mais importante é o Rio Balsas.
Antes de penetrar no Oceano Atlântico, o Parnaíba forma um amplo e recortado delta - o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão e beleza natural (os outros são o do rio Nilo, no Egito, e o do rio Mekong, no Sudeste asiático). O Delta do Parnaíba é um importante ponto turístico, atraindo gente de todo o mundo interessado no turismo ecológico.
Fonte: Wikipédia
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Pedra do Castelo
Foto reprodução - Ferias.tur
A Pedra do Castelo guarda, além de lendas e histórias de fantasmas, pinturas rupestres que revelam a presença do homem por lá na pré-história. Em vários pontos é possível ver figuras geométricas e desenhos de animais estilizados, pintados de vermelho nas paredes.
Os moradores mais antigos juram que um dia foi um castelo de verdade, mas o que se vê na Pedra do Castelo hoje é uma formação rochosa no mínimo curiosa.
Além de ser dividida por dentro em vários "salões" enormes, a Pedra tem arcos e torres, o que dá uma aparência de castelo medieval mesmo.
Fonte: Overmundo e castelodopiaui.org