Foto reprodução
O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras e percorre
Historia, fotos, destaques, eventos e relatos sobre as belezas do Piauí. Contato: jananiaspi@hotmail.com
Foto reprodução
O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras e percorre
Porto, antigo Marruás, foi inicialmente uma simples fazenda de gado, pertencente ao município de Barras. O progresso deveu-se, principalmente, à privilegiada posição à margem direita do rio Parnaíba, favorecido pela navegação fluvial, que liga norte ao sul do Estado, passando pela Capital, incrementou-se o comércio. A construção da primeira capela, edificada por Alexandre José Soares, um dos mais antigos moradores, atraiu muitos fiéis que ali se fixaram, consolidando o núcleo, transformando em importante povoado e porto de escala da navegação do rio Parnaíba.
Mais tarde, em 1944, por força de disposições da legislação federal, que proibia a duplicidade de topônimos das vilas e cidades brasileiras, o município e cidade de João Pessoa passaram a denominar-se Porto, decorrência de sua localização.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Marruás, pela lei estadual nº 970, de 25-06-1920, desmembrado dos município de Barras do Marataoan. Sede no atual distrito de Marruás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1920.
Pelo ato municipal nº 4, de 14-01-1931, o município de Marruá passou a denominar-se João Pessoa.
Em divisões administrativa referente ao ano de 1933, o município já denominado João Pessoa é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 754, de 30-12-1943, o muincípio de João Pessoa passou a denominar-se Porto.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município já denominado Porto é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alterações toponímicas municipais
Marruá para João Pessoa alterado pelo ato nº 4, de 14-01-1931, aprovado pelo decreto estadual nº 1142, de 22-01-1931.
João Pessoa para Porto alterado pelo decreto-lei estadual nº 754, de 30-12-1943.
Gentílico: Portuense.
Fonte: Biblioteca IBGE.
Fotos tiradas na recente visita a esta bela e pacata cidade.
A Barragem dos Corredores esta localizada no municipio de Campo Maior, a aproximadamente 46 quilômetros do centro da cidade, possui uma extensão de 22 km de espelho d’água cristalina.
É excelente para a prática de esportes náuticos e pescarias. Lá podemos encontrar o tambaqui, que é um peixe típico de criatórios da região. E também se encontra em desenvolvimento um projeto de criatórios de peixes em tanques rede, onde está levando a região para um grande progresso. A barragem dos corredores possui 63.300.000 metros cúbicos.
Teresina é uma cidade quente e gostosa. Sentir não só o calor do clima, mas também o calor humano de um povo acolhedor, um povo com a simplicidade no olhar, gente com um enorme coração transbordante de bondade sem igual em nenhum outro lugar.
“PARABÉNS TERESINA PELO SEUS 157 ANOS DE CRIAÇÃO”
Criado em 1998, o parque ainda não está aberto a visitação, mas existem projetos de educação ambiental e recreação, além de incentivo à pesquisas científicas em toda a sua área.
O Parque Nacional da Serra das Confusões abriga um único ecossistema: a caatinga. Sua principal preocupação é preservar toda a riqueza desta paisagem, sua fauna e sua flora para as futuras gerações.
A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo de conservação, podendo ser encontrado inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, apresentando litogravuras nos paredões rochosos de valor histórico, científico e cultural.
Por que o nome Confusões? Os moradores contam que as serras brancas e vermelhas ficam diferentes de acordo com a luminosidade do dia, deixando a pessoa com a vista confusa.