sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Destaque da Semana - Liceu Piauiense

O Liceu foi fundado pelo professor, político e conselheiro do Império, Zacarias de Góis e Vasconcelos, que era interventor do Piauí. A escola foi fundada em Oeiras, na época capital da província. A transferência para Teresina aconteceu por intermédio do Conselheiro Saraiva, mas, a partir de então, a escola passou a funcionar de forma debilitada. “O Liceu quase fechou nessa época, os professores davam aulas para cinco ou seis alunos em suas próprias casas”, explicou a diretora Clemilda Bandeira, que também já exerceu a função de professora de Geografia na escola.

Dentre os alunos que já passaram pelo Liceu, nomes ilustres como o do governador Wellington Dias, Freitas Neto, Manoel Paulo Nunes, João Henrique Sousa, prefeito Sílvio Mendes, Wall Ferraz, Petrônio Portela e Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que chegou à presidência da República.

O referido colégio encontra-se situado no centro urbano de Teresina – PI, na Praça Landri Sales, ocupando uma área total de 6.400 m2, sendo 3.200 m2 sua área construída, abrigando 20 salas de aula e inúmeras dependências, como: laboratórios, auditório, biblioteca, área de lazer e outras dependências destinadas a atividades pedagógicas e administrativas. A área de localização caracteriza-se como uma zona eminentemente comercial. Entretanto, ainda abriga inúmeras residências de famílias de classe média, sendo algumas de famílias tradicionais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que o Liceu sobreviveu, João. Uma escola como esta faz parte da história, não só do Piauí, como do Brasil. Parabéns pelo artigo.

Abraços

Dalinha Catunda disse...

Olá Meu amigo,
Hoje dei uma passeada através do seu blog nesse lindo pedaço do Nordeste chamado Piaui.

Este céu intensamente azul, bordado de nuvens alvissimas, acho eu que só ,nós, do Nordeste temos.

Amei ver as carnaubeiras salpicando de verde as ruas do Piaui.
É liiiiiiido o seu PI AU I!!!!!!!!
Dalinha

Principe Encantado disse...

João sou seu admirador por sempre esta postando algo relacionado a sua região, sempre nos mostrando algo, e nos levando a conhecer o caminhar de seu estado.
Abraços forte

João Poeta disse...

Terezina, está de parabéns por ter um educandário a altura do seu povo, e que fez grandes nosmes na política nacional.
Abraços.
João

Unknown disse...

Fui aluno do Liceu nos anos 1950 e depois fiz Engenharia de eletrônica no ITA, fui professor na USP, estruturador do SERPRO e do CNPq como presidente, professor do CNAM na França e diretor geral do STJ. No Liceu aprendi o francês com Madame Helene Gresland que usei para dar aulas na França e foi com o 'empurrão' extra de professores do Liceu que entrei no ITA. Um livro sobre isso foi editado pelo CNPq que deveria ter cópias na biblioteca do Liceu.Poderiam também ser obtidas via Dep. Hugo Napoleão, que os conseguirá no CNPq. Tenho orgulho de ser ex-aluno do nosso Liceu!