quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pedra do Castelo

Foto reprodução - Ferias.tur



Fica localizada a cerca de 20 Km a Noroeste da cidade de Castelo do Piauí, a margem direita do Riacho da Palmeira, sendo que são 18 Km de asfalto e 02 Km de estrada vicinal, a 30 minutos de viagem. O terreno em volta do monumento é plano e arenoso, formado por vegetação de transição entre a caatinga e o cerrado, composta em sua maioria por: chapadas, faveiras, macambiras e cactos típicos da região (xique-xique e mandacaru).
A Pedra do Castelo guarda, além de lendas e histórias de fantasmas, pinturas rupestres que revelam a presença do homem por lá na pré-história. Em vários pontos é possível ver figuras geométricas e desenhos de animais estilizados, pintados de vermelho nas paredes.

Os moradores mais antigos juram que um dia foi um castelo de verdade, mas o que se vê na Pedra do Castelo hoje é uma formação rochosa no mínimo curiosa.
Além de ser dividida por dentro em vários "salões" enormes, a Pedra tem arcos e torres, o que dá uma aparência de castelo medieval mesmo.

Para fazer um tur pelos mais belos pontos da Pedra do Castelo clic Aqui.


Fonte: Overmundo e castelodopiaui.org

Um comentário:

neuza cruz disse...

Estive visitando esse iponente gigante da natureza, fiquei impolgada... desde criança conhecia mais ou menos a história da pedra mas jámais havia ido lá, dia 2 de agosto 2010 tive essa oportunidade, fiquei impressionada!Sou piauiense mas moro em Caçapava-SP à mais de 30 anos, pra mim foi o mais belo passeio que já fiz ao Piauí... um abraço ao povo de Castelo!