O Rio Parnaíba, conhecido como "Velho Monge", é um rio brasileiro que banha os estados do Piauí e do Maranhão.
Nicolau Resende descobriu o Rio Parnaíba por volta de 1640, quando sofreu um naufrágio nas proximidades de sua foz.
O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras, numa altitude da ordem de
Tem declividade acentuada, de suas nascente até o município de Santa Filomena, sofrendo a partir daí uma redução gradativa, chegando, nos últimos quilômetros do seu percurso, a uma declividade de menos de 25cm/km. No leito do Parnaíba corre, a cada ano, 20 bilhões de metros cúbicos de água, enquanto a precipitação pluviométrica média, ao longo das regiões que o rio percorre, está em torno de 1.500 mm/ano.
O Vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas, e ainda, a metade da água de subsolo do Nordeste, avaliadas em dez bilhões de metros cúbicos ao ano. Os afluentes mais importantes que estão no estado do Piauí são Gurgueia, Uruçuí-Preto, Canindé, Poti e Longá. No Maranhão o afluente mais importante é o Rio Balsas.
Antes de penetrar no Oceano Atlântico, o Parnaíba forma um amplo e recortado delta - o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão e beleza natural (os outros são o do rio Nilo, no Egito, e o do rio Mekong, no Sudeste asiático). O Delta do Parnaíba é um importante ponto turístico, atraindo gente de todo o mundo interessado no turismo ecológico.
Fonte: Wikipédia
2 comentários:
Suadações!
AMIGO,
Que Post Fantástico!
Uma bela homenagem ao, O Rio Parnaíba,o "Velho Monge"!
Parabéns pelo lindo Post!
Abraços,
LISON
Meus Parabéns, ótima Materia sobre esse bonito rio que divide os estados do maralhão e piaui, conheço o rio ele e muito importante pra região, meus parabéns, abração flws...
Postar um comentário