quinta-feira, 21 de maio de 2009

Destaques pelo Piauí.

A partir de hoje vou publicar semanalmente fotos e histórico de pontos importantes pelo Piauí.
Hoje os destaques são: Lagoa de Parnaguá e Açude Caldeirão.

Lagoa de Parnaguá



A 960 quilômetros de distância de Teresina e com 12 quilômetros de comprimento por 6 quilômetros de largura, a Lagoa de Parnaguá é a maior do Piauí. Suas águas são abastecidas pelo Paraim, rio perene do extremo Sul. A lagoa fica em um dos municípios mais antigos do Estado, terra onde nasceu o 2°Marquês de Parnaguá, João Lustosa da Cunha.

Parnaguá é um mar de água doce onde vivem lendas como a de Miridan, a mais bela jovem da tribo dos Acaraós. Miridan era destinada aos Deuses e assim impedida de casar. Mas uma paixão proibida deu-lhe um filho.

FONTE



Açude Caldeirão

Localizado no município de Piripiri, estado do Piauí, é a obra hídrica mais importante para todos os municípios do entorno. Construído em 1945, com o barramento do rio Caldeirão, abastece Piripiri, o Perímetro Irrigado Caldeirão e a Estação de Piscicultura "Adhemar Braga". Existe também em torno do açude a exploração das áreas de vazante com o plantio de diversas culturas e o turismo.
O açude possui a capacidade de 54,6 milhões de metros cúbicos de agua, o periodo de chuvas é de janeiro a junho.
Fica a 13 km do centro da cidade e a estrada é totalmente asfaltada. A época de maior fluxo de turista é janeiro, carnaval, semana santa, julho, outubro e dezembro mas é frequentado o ano inteiro.


FONTE

5 comentários:

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Amado João, realmente deve ser um lugar afrodisíaco, vendo esta imagem nos transportamos para lá e imaginamos quão bela é esta região.
A paz

Ítalo Brito disse...

Sou natural de Piripiri-PI, cidade q abriga esta grande beleza q se chama Açude Caldeirão, faço so uma correção ao texto, ele fica localizado a 3km de Piripiri!
parabens pela iniciativa de mostrar as belezas do piaui, sugiro tb o parque nacional de 7 cidades q fica a 20km de Piripiri.

Eddie disse...

Parabens, sou piauiense e me orgulho mt do meu Estado! Vou até favoritar! Abraço!

Anônimo disse...

Tem que fazer um post sobre Castelo do Piauí, um dos grandes destinos turísticos piauienses... Acesse http://condatur.wordpress.com
e veja mais detalhes.

Balneário Águas Espraiadas disse...

Moro as margem do Açude Caldeirão,que fica a 9 km do centro de Piripiri, estrada de acesso com ótima pavimentação asfaltica, e com otimos bares e restaurantes como Águas Espraiadas que tem um delicioso peixe cozido na panela de barro