sábado, 30 de maio de 2009

Triste destaque

Foto reprodução

Infelizmente o destaque Piauí desta semana é o que foi a maior tragédia ocorrida no Piauí até o presente momento. O estouro da Barragem de Algodões arrasou o municipio de Cocal e parte de Buriti dos Lopes, deixando mais de 700 famílias desabrigadas e até o presente momento 06 mortes contabilizadas.
O reporter Allisson Paixão do Portal 180graus.com fez uma materia completa do que foi o desastre, entrevistando moradores, autoridades e acompanhando toda a tragedia de perto.


Foto reprodução

Quarta-feira, dia 27 de maio de 2009. Por volta das 16h desta data, que entra para a história como uma das mais tristes do Piauí, a Barragem Algodões I, localizada no município de Cocal, a cerca de 265km ao Norte de Teresina, rompe. Um barulho foi escutado por alguns moradores que, corajosamente -ou talvez por causa do ‘é o jeito’- moravam na região.

Correria, pânico e desespero. Centenas de pessoas correndo, sabendo que o pior estava por vir. As águas vinham numa onda tão forte que, dizem, chegava a ultrapassar os dez metros de altura. Arrastou tudo que estava pela frente: pedras gigantescas, casas, postes, animais e seres humanos. Felizmente, muitos conseguiram escapar. Mas também não foram poucos os que morreram.

Como isso ocorreu de verdade? Por que essa tragédia não foi evitada? Quem vai ser responsabilizado? Perguntas não faltam. As respostas é que não surgem na mesma proporção. O certo é que, no dia 14 de maio, isto é, duas semanas antes, uma ameaça de rompimento foi repassada. Retiraram todas as famílias ribeirinhas da região. Ficaram em escolas e casas de parentes e amigos.

Para ler a matéria completa clic Aqui

Um comentário:

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Amado João, uma situação lastimável, as responsabilidades devem ser apuradas com rigor.
A paz