quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CÂNION DO RIO POTY


Fenda geológica por onde passa o rio Poty ao atravessar a cadeia montanhosa da ibiapaba entre o Ceará e o Piauí. Historiadores dividem a opinião em afirmar que o rio Poty foi o caminho de entrada da bandeira de Domingos Jorge Velho no Piauí. Para alguns historiadores o que contradiz esta afirmação é o fato que a presença do Bandeirante após o extermínio do Quilombo dos Palmares foi no território do atual estado da Paraíba onde existia um rio chamado Potingh e além disso à epoca o atual rio Poty chamava-se Itaim-Açu. Ao mesmo constata-se na carta de Gallucio de 1760 a existência deste rio já com a denominação de Poty. Contradições à parte é fato que no vale desse rio se localizam diversas fazendas antigas doadas como sesmarias ainda no século XVIII pela coroa Portuguesa.

Texto e foto Estação Piauí

3 comentários:

  1. Essa paisagem revela o quanto a natureza é bela e formidável e o quanto poderia existir varias outras paisagens como essa se houvesse preservação.

    ResponderExcluir
  2. PRECISAMOS CONHECER O NOSSO PIAUÍ, MUITAS PESSOAS DESCONHECE ESTA BELEZA PANORÂMICA QUE É O CÂNION DO RIO POTY, MAS É O POVO PIAUIENSE, PRATA DE CASA NÃO TEM VALOR!
    ANANIAS ALVES

    ResponderExcluir

As palavras são cheias de vibrações, por isso não devemos perder nenhuma oportunidade de manifestar nossas opiniões. Muito obrigado pela visita e comentários.
Grande abraço.