quinta-feira, 12 de março de 2009

O Piauí comemora os 186 anos da Batalha do Jenipapo


O Piauí comemora amanhã, 13 de março o 186º aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil, com a sangrenta Batalha do Jenipapo.

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Ressalta-se que os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência; ou seja, mesmo sabendo da condição de luta, eles partiram para o combate. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Caso o Major continuasse a marchar para Oeiras, então capital, talvez não encontrasse resistência e cumpriria com seu objetivo. Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da independência do Brasil.

Infelizmente a data é esquecida, não consta nos livros de História e poucos sabem do ocorrido, mesmo no Piauí, onde ocorreu a batalha. Mas, após alguns movimentos por parte de políticos, historiadores e da população, a data foi acrescida à bandeira do Piauí e está em curso a implantação do estudo da Batalha do Jenipapo na disciplina de História.

Para saber mais clic Aqui

3 comentários:

Unknown disse...

Pois é João, devem ter muitos fatos de nossa história que não divulgados. Confesso que fiquei sabendo desta batalha há pouco tempo quando li uma matéria no site do Senado Federal. ainda bem que está sendo resgatada esta história.
Grande Abraço

Francisco Castro disse...

Olá, João!

Parabéns para o valente e estimado povo do Piauí. Essa data relembra a braveza e a coragem desse povo tão maravilhoso e hospitalheiro.

Abraços

Francisco Castro

Valdemir Reis disse...

Valeu Ananias, estou de volta ao seu blog, obrigado por sua visita. Parabéns pelo seu post, Batalha de Jenipapo é um marco na história do Piauí e do Brasil excelente. Cada vez que volto aqui me sinto melhor. Votos de muito sucesso, de par com os de um ótimo e alegre final de semana. Encontraremos-nos sempre por aqui... Aguardo sua visita. Infinitas bênçãos, muita paz, luz e proteção.
Valdemir Reis