terça-feira, 22 de maio de 2012

Prata do Piauí

Prata do Piauí Piauí - PI

Histórico

O Município de Prata do Piauí teve origem na fazenda Prata Velha, de propriedade de Pedro Mendes, a 25 quilômetros do local onde, hoje, se encontra a Cidade. Em 1889, procedente de Valença do Piauí, Município a que pertencia a localidade chegava no lugar Dona Isabel Francisco de Lima, que se estabeleceu com uma casa comercial. Logo depois, chegaram José Rufino, vindo do Ceará, Olegário Gonçalves da Silva Chicoteiro e Agostinho Martins Pessoa, que também se instalaram com estabelecimentos comerciais.

Em 1912, foi organizada a primeira feira semanal, que funcionou, inicialmente, sob a sombra de um cajueiro, em torno do qual vários moradores construíram suas casas, dando à localidade o aspecto de povoação, inclusive com uma capela.

Em 1923, foi construída a capela.

Em 1954, com a criação do Município de São Félix do Piauí, o aglomerado passou a pertencer ao novo Município, com a denominação de Prata. No ano de 1962, o vereador Antônio Bezerra da Silva com a colaboração de João Campelo da Silva, Lázaro Alves Pereira e Antônio Maria da Silva, promoveu movimento que ensejou a criação e instalação do Município de Prata do Piauí.(IBGE)













Nenhum comentário: