terça-feira, 29 de maio de 2012

Luís Correia - Imagens e Histórico

Luís Correia originalmente chamava-se Vila da amarração, território piauiense que começou a ser povoado por volta de 1820.

A cidade chegou a estar sob a jurisdição do Ceará, mas no ano de 1880, voltou a pertencer ao Estado do Piauí, após o governo deste reivindicar de volta seu território, e oferecer, em troca, dois importantes Municípios piauenses, Independência e Príncipe Imperial (atualmente Crateús)

Foi o primeiro município do Piauí a alforriar seus escravos, por iniciativa de Joaquim Rodrigues da Costa (comendador das rosas) santa comenda de cristo(tendo como descendentes diretos a família SERRA que reside até os dias de hoje no município) , que em 1886, liberou os 14 negros de sua propriedade, por esta razão está presente a figura de uma corrente quebrada no Brasão do município.

Em 1935, o município passou a ser chamado de Luís Correia, em homenagem a Luís de Morais Correia,figura ilustre nascido no Município, que foi escritor, jornalista, promotor público em Teresina e Parnaíba, Secretário da Fazenda do Ceará, Secretário de Polícia, Procurador no Piauí e Juiz Federal. (Wikipedia)















Nenhum comentário: