quinta-feira, 23 de setembro de 2010

São Felix do Piauí - imagens e história

São Félix do Piauí

Histórico

Os registro históricos sobre a formação do povoamento de São Felix dão conta de que tudo começou por volta de 1901 quando teve início uma feira livre às margens do olho-d'água Buriti da Munda. Em 1903 a feira foi transferida para o lugar denominado Varginha, próximo ao olho d´água de São Felix. São Félix: Traços de sossego e romantismo A feira de Varginha ganhou fama até que em 1916 o fazendeiro Waldimir Soares de Mesquita transferiu a feira para sua propriedade. Na mesma época o senhor Manoel de Sousa Moreira tentava a mudar o nome do povoado para São Felix e construiu uma capela em homenagem ao santo, protetor do lugar.

O povoado foi crescendo e cada vez mais o senhor Manoel conseguia adeptos para sua idéia de mudar o nome do lugar. O fazendeiro Waldimir participou da campanha doando terras ao padroeiro do povoado São Felix de Valois, onde foram construídas lojas comerciais e casas. O rio Sambito e os riachos Santo Antônio, Mocambo, Salobro e Castelo eram o sustentáculo do povoamento. Por anos a fio o povoado ficou estagnado. O mercado público, por exemplo, foi a primeira obra do lugar e só veio em 1935. Fora construída pelo então prefeito de Valença na época, Eustáquio Portela Nunes. Já a emancipação só aconteceu em 1954.














Gentílico: são-felicense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São Félix do Piauí, pela lei estadual nº 1041, de 16-07-1954, desmembrado do município de Valença do Piauí. Sede no atual distrito de São Félix do Piauí (ex-povoado de São Félix). Constituído do distrito sede. Instalado em 29-08-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


Fonte: Biblioteca IBGE

Nenhum comentário: