sexta-feira, 4 de junho de 2010

Imagens e história de Ipiranga

Seleção de imagens feitas durante recente passagem pela cidade de Ipiranga.

Ipiranga é uma cidade da região Sudeste Piauiense, microrregião de Picos. Chamava-se Buriti, obteve autonomia política em 1960, está a 424m de altitude, tem clima tropical semi-árido e em 2007 o IBGE estima a sua população em 9.307 habitantes.















História da cidade


Na época do surgimento da localidade Buriti, antigo nome do município de Ipiranga do Piauí, a exploração da mandioca era um grande negócio. Muitos comerciantes de origem italiana vieram do Ceará e fixaram residência no local. A maniçoba tinha mercado garantido e preços elevados, o que fez a população prosperar. Em 1946, houve a queda no comércio da maniçoba.

Com a falência dos comerciantes, a lavoura foi a solução de subsistência para a população. A vegetação local é predominantemente de caatinga arbórea e campo cerrado, com clima tropical semi-árido e período seco variando entre sete e oito meses. O forte, atualmente, na cidade é o comércio de doces. A fabricação de doces artesanais é incentivada e a comercialização é facilitada dentro e fora do Estado.


Fonte: Wikimapia.org




Um comentário:

José Sousa disse...

Fiquei deslumbrado não só com seu blog, como também pelas suas postages, maravilha!!!
Conheça os meus em:
www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com

Um abração do tamanho do mundo.