segunda-feira, 7 de junho de 2010

Imagens de Pedro II - A terra da Opala

Uma seleção de imagens da bela cidade de Pedro II feitas em recente visita, durante o 7º Festival de Inverno da cidade, evento anual que já faz parte do calendário turístico da cidade.



































História de Pedro II

O município de Pedro II está localizado na mesorregiao do Norte piauiense, na microrregiao de campo Maior a cerca de 195 Km da capital do estado, Teresina. A altitude média do município é de 550 m. Conhecida regionalmente como “a terra da opala e do artesanato” também chamada carinhosamente de “Suíça Piauiense”, Pedro II possui um clima ameno (tropical megatérmico e subúmido em torno de 18 a 28 graus centígrados), característico das regiões serranas. É o segundo município mais frio do Estado do Piauí, perdendo apenas para Paulistana.
A sede do município está localizada a 41º 27´ 28´´ de longitude Oeste a uma altitude média de 630 m, possui um relevo moderado com rochas sedimentares, destacando-se as Serras: do Pedro, da Cangalha, da Extrema, do Tetéu e das Pitombeiras.

O município passou a chamar-se de Pedro II a 25 de agosto de 1855. Isso durou até mais ou menos 28 de dezembro de 1889 quando voltou a chamar-se Matões, sua denominação anterior. Tal fato deveu-se à queda do Império e a divergências locais. Em 21 de fevereiro de 1891, através do decreto nº 50 assinado pelo governador do Estado, Gabriel Ferreira, a Vila Matões foi elevada à categoria de cidade com o nome de Itamaraty. Mas novamente em 13 de julho de 1911 o governador do Estado Antonio Freire da Silva restabeleceu em definitivo a denominação de Pedro II, carinhosa homenagem ao Imperador do Brasil, D. Pedro II.

Fonte: Portal Pedro II

Nenhum comentário: