segunda-feira, 7 de junho de 2010

Imagens de Pedro II - A terra da Opala

Uma seleção de imagens da bela cidade de Pedro II feitas em recente visita, durante o 7º Festival de Inverno da cidade, evento anual que já faz parte do calendário turístico da cidade.



































História de Pedro II

O município de Pedro II está localizado na mesorregiao do Norte piauiense, na microrregiao de campo Maior a cerca de 195 Km da capital do estado, Teresina. A altitude média do município é de 550 m. Conhecida regionalmente como “a terra da opala e do artesanato” também chamada carinhosamente de “Suíça Piauiense”, Pedro II possui um clima ameno (tropical megatérmico e subúmido em torno de 18 a 28 graus centígrados), característico das regiões serranas. É o segundo município mais frio do Estado do Piauí, perdendo apenas para Paulistana.
A sede do município está localizada a 41º 27´ 28´´ de longitude Oeste a uma altitude média de 630 m, possui um relevo moderado com rochas sedimentares, destacando-se as Serras: do Pedro, da Cangalha, da Extrema, do Tetéu e das Pitombeiras.

O município passou a chamar-se de Pedro II a 25 de agosto de 1855. Isso durou até mais ou menos 28 de dezembro de 1889 quando voltou a chamar-se Matões, sua denominação anterior. Tal fato deveu-se à queda do Império e a divergências locais. Em 21 de fevereiro de 1891, através do decreto nº 50 assinado pelo governador do Estado, Gabriel Ferreira, a Vila Matões foi elevada à categoria de cidade com o nome de Itamaraty. Mas novamente em 13 de julho de 1911 o governador do Estado Antonio Freire da Silva restabeleceu em definitivo a denominação de Pedro II, carinhosa homenagem ao Imperador do Brasil, D. Pedro II.

Fonte: Portal Pedro II

3 comentários:

samir saak disse...

Muito bonita a Cidade, gostei muito de conhecer um pouco da História, parabéns !

CECILUCKY disse...

Adorei conhecer Pedro II. Cidade agradável, gente simpática, artesanato maravilhoso! e o que dizer das joias em opala!! preciosidades que precisam ser mais conhecidas. Parabéns pela página. (senti falta de fotos do Gritador: inesquecível lugar que causa sensações ímpares).

Unknown disse...

Cidade linda demais,tem um rio onde as lavandeiras tem um modo peculiar de lavar roupas nas mesas de pedra naturais daquele rio,no percurso do rio tem uma cachoeira onde tomei banho,lá eu conhecir menina linda de nome Ana Amélia onde vivemo um amor intenso.