sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Destaque da semana - Monumento Herois do Jenipapo

Em virtude da aproximação do dia do Piauí que é comemorado dia 19 de outubro, estou destacando hoje o Memorial em homenagem aos Herois do Jenipapo na cidade de Campo Maior.

Um memorial que conta a história da Batalha do Jenipapo, a única luta armada pela independência do Brasil, que aconteceu às margens do rio Jenipapo, em Campo Maior.
Um
grupo de camponeses piauienses enfrentou as tropas comandadas por João José da Cunha Fidié, numa luta que se pode considerar romântica e quixotesca, porque usaram paus e ferramentas de uso agrícola contra canhões e outras armas de fogo.
O Monumento Erguido em 1975, inaugurado pelo governador Alberto Silva, está aproximadamente à 07 km do centro da cidade, situado à margem esquerda da BR-343 no sentido Campo Maior/Parnaíba, próximo ao rio Jenipapo.

É considerado o patrimônio histórico mais antigo da cidade, lá estão localizados também alguns artefatos que pertenceram ao Antigo Museu do Couro. Entre esses artefatos estão alguns armamentos usados na Batalha do Jenipapo, além de roupas antigas e artefatos de couro, onde essas peças contam a história de Campo Maior.


Imagens registradas em minha recente visita ao Memorial
















3 comentários:

Principe Encantado disse...

Muito bela homenagem ao Memorial em homenagem aos Heróis do Jenipapo na cidade de Campo Maior, ressaltando o fato histórico pouco conhecido e você nos trouxe ele detalhadamente e com excelentes imagens, parabéns pelo post cultural.
Abraços forte

Anônimo disse...

Saudações!
Amigo,
Que Post Fantástico!
Favoritei o seu Post, pois, sou apaixonado pela historia de nosso País, e vou repassar para a comunidade do nosso Blog!
Salve o os Heróis do Jenipapo na cidade de Campo Maior!
Um Post Extraordinário!
Abraços!
LISON.

Anônimo disse...

Oi João, bem bacana esse memorial, fiquei com vontade de conhecer pessoalmente...
abas