quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Visitando a cidade de Anísio de Abreu.

História da Cidade.

Localizado ao sudeste do estado, na região semi-árida, o município de Anísio de Abreu fica localizado a 640km da capital, Teresina.
Sabe-se que o início de sua povoação data de 1815, quando Manoel Ribeiro Soares juntamente com seus filhos Dionísio Ribeiro Soares e Manoel Ribeiro Soares Filho fixaram uma fazenda de gado que logo prosperou. Mais tarde instalou-se Vicente Ferreira Lima, que a partir de então deram início ao povoamento local.
Em 1927 foi construída a primeira igreja. E mais tarde, além das fazendas de gado, a região sofreu influência do surto do extrativismo da maniçoba. Surgiu. , o primeiro comerciante do então povoado Tamanduá Anísio Ribeiro Soares, neto de Manoel Ribeiro Soares. Apesar das grandes dificuldades da época o povoado foi se desenvolvendo, graças à criação de gado e à agricultura. Com o seu crescimento populacional tão logo surgiu o desejo de luta pela sua emancipação política, pois até então, o povoado pertencia ao município de Caracol – PI. Desejando ver o povoado tomar-se uma cidade próspera, Sebastião Ribeiro da Silva colocou-se à frente desta conquista. Articulou junto às autoridades políticas da época, o processo emancipa tório o qual se concretizou pela Lei 2.353 de 05 de dezembro de 1962. O recém criado município foi batizado com o nome de Anísio de Abreu em homenagem ao primeiro comerciante do município Anísio Ribeiro Soares e ao ex.-governador do Estado, Anísio Auto de Abreu, cuja instalação aconteceu em 25 de dezembro do mesmo ano.
Para saber mais clic AQUI.
Fotos da visita.












7 comentários:

Principe Encantado disse...

640 Km de distância bem afastada mais deve ser um lugar bom de se conhecer, uma cidadezinha acolhedora.
Abraços forte

Francisco Castro disse...

Olá!

Me parece ser uma cidade típica do interior, mas que apresenta todas as caracterísicas de uma cidade pacata, de pessoas boas e com muitas coisas para ver e se visitar. É uma cidade, como muitas cidades do Nordeste, cheia de hiostória para contar.

Abraços

Francisco Castro

Unknown disse...

apesar de eu ser do municipio de anizio de abreu é uma vergonha porque la nao temos si quer nem um medico para fazer uma consulta temos que ir a sao raimundo.isso tudo poque nao tem prefeito que faça alguma coisa pelo os povo que colocaro na prefeitura...

Unknown disse...

cidade onde nasci,está ficando cada dia mais moderna, porém concordo com o manoel, é uma vergonha n termos médicos copetentes para atender pacientes nessa cidade q na maioria das vezes sao encaminhados p outras cidades, q já foi o meu caso,mas fora isso..... breve estarei por lá.

Unknown disse...

Vindo da cidade de inhuma do piauí, em 1971, meu pai; ÁLVARO DE SOUSA NOGUEIRA COM MINHA MÃE ANA CARDOSO NOGUEIRA, minhas quatro irmães: ELIOEME N. DOS SANTOS, NOEME N. DOS SANTOS, ELIETE E N. DOS SANTOS, EDILEIDE N. DOS SANTOS e meus dois irmãos; ELIERE N. DOS SANTOS E ELIEL N. DOS SANTOS. Assumira seu primeiro ordenado pastorial pela I.A.D, do estado do Piauí. Sendo ele, o segundo pastor a assumir o ministério local. Bém! foi em meio a esta missão evagelística, que foi dado a minha mãe, a missão de mim dar a luz. Eltom Nogueira dos Santos. *nascido em 25/08/1974 em Anísio de Abreu do Piauí. Mudamos da cidade em 1975. Visitei a em 14/01/2014 e amei o mascote da cidade. O tamanduá.

Unknown disse...

Ah Elton Nogueira,procurando aqui fatos sobre Anísio de Abreu, me deparo com o seu comentário.
Que lembrancl boa tenho sobre a sua família. Perdi o contato com todos, mas, nunca me esquececi do Pastor Alvaro e família,sou filha do Valdemar Ribeiro Soares,e nossos pais eram amigos, me recordo muito das meninas, eramos amigas também. Havia um vínculo de amizade entre as igrejas e isso sempre admirei em Anísio de Abreu. Hoje moro muito longe mas aprecio a união do povo Anisiense.

Unknown disse...

Olá parentes, tudo bem? Alguém conheceu meus avos, são eles José da Rocha Soares(Zeba) e Jessi Ribeiro Soares.

Bisa-vos paternos são Joaquim da Rocha Soares e Maria do Rosário.
Bisa-vos maternos são Raimundo Ribeiros Soares e Quintina Maria Ribeiro

Se conhecem, falem comigo.

rochartista@gmail.com

Abraços