quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CÂNION DO RIO POTY


Fenda geológica por onde passa o rio Poty ao atravessar a cadeia montanhosa da ibiapaba entre o Ceará e o Piauí. Historiadores dividem a opinião em afirmar que o rio Poty foi o caminho de entrada da bandeira de Domingos Jorge Velho no Piauí. Para alguns historiadores o que contradiz esta afirmação é o fato que a presença do Bandeirante após o extermínio do Quilombo dos Palmares foi no território do atual estado da Paraíba onde existia um rio chamado Potingh e além disso à epoca o atual rio Poty chamava-se Itaim-Açu. Ao mesmo constata-se na carta de Gallucio de 1760 a existência deste rio já com a denominação de Poty. Contradições à parte é fato que no vale desse rio se localizam diversas fazendas antigas doadas como sesmarias ainda no século XVIII pela coroa Portuguesa.

Texto e foto Estação Piauí

3 comentários:

emocoes disse...

Essa paisagem revela o quanto a natureza é bela e formidável e o quanto poderia existir varias outras paisagens como essa se houvesse preservação.

emocoes disse...

Realmente é indescritível.

Ananias Alves disse...

PRECISAMOS CONHECER O NOSSO PIAUÍ, MUITAS PESSOAS DESCONHECE ESTA BELEZA PANORÂMICA QUE É O CÂNION DO RIO POTY, MAS É O POVO PIAUIENSE, PRATA DE CASA NÃO TEM VALOR!
ANANIAS ALVES