sábado, 18 de abril de 2009

São João do Piauí - A cidade da uva.

Uma seleção de fotos da minha recente visita a cidade de São João do Piauí.
A cidade está localizada na região sudeste do Estado do Piauí, às margens do Rio Piauí, São João tem sua economia concentrada na agricultura familiar, na pecuária e mais recentemente no comércio, sendo assim uma das cidades mais importantes do sul do Estado. É lá onde se encontra uma das maiores subestações de energia do país, bem como a grande Barragem do Jenipapo, recentemente estruturada para receber turistas.

A cidade é cortada pela BR-020 que liga Fortaleza a Brasília e tem como uma de suas principais atrações sua enorme Praça Honório Santos com mais de 34 mil metros quadrados de área, a maior do Piauí. É nesta praça onde acontecem os Festejos mais famosos do estado, no mês de junho, em homenagem ao seu Santo Padroeiro - São João Batista. Falando em Festejos, é em São João onde encontramos também a maior casa de Shows do Piauí - o Pátio São João.

A cidade apresenta um festival de verão que acontece no mês de janeiro, o São João in Reboliço Festival conta com uma super estrutura, praça de alimentação, espaços culturais, camarotes, bandas nacionais e regionais, tenda eletrônica, apresentações culturais numa área para 15.000 pessoas. O estado do Piauí conta com o um dos maiores eventos culturais. A cidade tem um aspecto hospitaleiro e é palco de grandes festas.

Em São João do Piauí localiza-se parte do Parque Nacional Serra da Capivara, um parque que envolve ao todo quatro municípios, sendo protegido pela UNESCO e que tem 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros.






























7 comentários:

Anônimo disse...

João, pelas fotos parece uma bela cidade. E se é a cidade das uvas, deve produzir bons vinhos, não?
Abraços

Francisco Castro disse...

Olá, João!

Eu já tinha ouvido falar em São João do Piauí, mas não tinha visto fotos da cidade. Pelas suas fotos, vejo que é uma linda e pacata cidade. Com sua planice, certamente é muito bom de andar por usas ruas e acredito que os seus habitantes sejam altamente hospitaleiros e respeitadores. Uma ótima cidade.

Abraços

Francisco Castro

Anônimo disse...

Ananias pensei que o céu do Piauí essa época era menos carregado de nuvens.Isso me trouxe felicidade.
Bom, se é cidade da uva, onde estão as parreiras? Será que pulei alguma foto?
Parabéns

Nilson Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susana Falhas disse...

João:Para retribuir a sua visita...aqui estou!
Interessante cidade! Gostei de a conhecer...virtualmente, claro!

Abraço, Susana

T mix terraplanagem disse...

OLa joão!
Parabens pelas belas fotos de são joão do piaui,
eu sou sanjoanense mais no momento não moro la, mais fiko 24 hrs antenado nos acontecimentos de são joão e região, e de todo o meu piaui, que acredito que logo logo vai ter um futuro maravilhoso nas areas de fruticutura (uva e outro) mineração e trasportes(transnordestina),
parabens pelas belas fotos do meu querido são joão do piaui

Laysla Sousa disse...

eu adorei sao joao terras de mulheres lindas