Histórico
O município de Barro Duro foi originado através do povoado Cantinho por volta de 1924, teve como primeiros moradores os Senhores: João Pinheiro, Florêncio da Luz, Manoel Soares Teixeira e Raimundo Borges Pimentel.
Em 1934, foi elevado a categoria de povoado, devido a desentendimentos entre os velhos moradores. O sr. João Pinheiro, acreditando no desenvolvimento da povoação, doou uma faixa de terras distantes do Povoado Cantinho, foi construída uma capela e originou-se daí, a futura povoação que pertencia ao município de Água Branca. A feira realizada aos domingos tinha grande movimento, seu primeiro comerciante foi o sr. Aristóteles Tavares, seguido do sr. Gonçalo Ayres Cavalcante.
Como povoado de Água Branca elegem-se seus representantes na Câmara de Vereadores daquela cidade, os srs. Francisco Tavares de Oliveira e Oscar Ayres Matos. O movimento de emancipação política teve como líderes os srs. Gonçalo Ayres Filho, Francisco José de Carvalho, Joaquim Gomes, Benedito Alves da Luz, Francisco Tavares de Oliveira e Oscar Ayres Matos.
Foi elevado à categoria de município, por força da lei nº 2360 de 05-12-1962, instando-se oficialmente a 30 de dezembro do mesmo ano, conservando o nome de Barro Duro.
Gentílico: barro-durense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Barro Duro, pela lei estadual nº2360, de 05-12-1962, desmembrado de Água Branca. Sede no atual distrito de Barro Duro ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1962.
Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: Bibliotece IBGE
Quantas histórias nessas cidades por ai a fora, aleu pela matéria.
ResponderExcluirAbraços forte