Olho d'água principal que forma o riacho de água quente, o principal formador do Rio Parnaíba e que nasce na chapada das mangabeiras, no extremo sul piauiense. Durante todo o seu curso, o rio Parnaíba serve de divisa entre os estados do Piauí e Maranhão, servindo e abastecendo de água importantes cidades, inclusive Teresina, localizada em seu leito, forma a represa de Boa Esperança e ainda desemboca no oceano atlântico formando o maior Delta em mar aberto das Américas, uma das principais atrações turísticas em área preservada do Piauí.
Em 2002 foi criado o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, preservando uma área de 729.813 hectares. O parque apresenta uma das maiores extensões do bioma Cerrado ainda em excelente estado de conservação na região, e os rios estão protegidos por matas estacionais e ciliares. O relevo marcado por grandes chapadas de arenito apresenta alta fragilidade e sofrem a ação do intemperismo criando esculturas naturais. As veredas com buritis fornecem sombra e alimento para muitas espécies e também dá um charme à paisagem.
Fontes: Estação Piaui e Som da Mata
Olá, Ananias!
ResponderExcluirMuito interessante saber e ver onde nasce um dos rios mais importantes do Brasil e o segundo do Nordeste.
Abraços
Francisco Castro
Belo Blog...parabéns...te seguindo
ResponderExcluirsegundo a Wikipédia o rio paranaíba nasce em Minas Gerais.Agora estou confusa qual está certo ??????
ResponderExcluirNão confunda rio Paranaíba com rio Parnaíba.
Excluir