Foto reprodução
O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras e percorre
Historia, fotos, destaques, eventos e relatos sobre as belezas do Piauí. Contato: jananiaspi@hotmail.com
Foto reprodução
O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras e percorre
Porto, antigo Marruás, foi inicialmente uma simples fazenda de gado, pertencente ao município de Barras. O progresso deveu-se, principalmente, à privilegiada posição à margem direita do rio Parnaíba, favorecido pela navegação fluvial, que liga norte ao sul do Estado, passando pela Capital, incrementou-se o comércio. A construção da primeira capela, edificada por Alexandre José Soares, um dos mais antigos moradores, atraiu muitos fiéis que ali se fixaram, consolidando o núcleo, transformando em importante povoado e porto de escala da navegação do rio Parnaíba.
Mais tarde, em 1944, por força de disposições da legislação federal, que proibia a duplicidade de topônimos das vilas e cidades brasileiras, o município e cidade de João Pessoa passaram a denominar-se Porto, decorrência de sua localização.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Marruás, pela lei estadual nº 970, de 25-06-1920, desmembrado dos município de Barras do Marataoan. Sede no atual distrito de Marruás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1920.
Pelo ato municipal nº 4, de 14-01-1931, o município de Marruá passou a denominar-se João Pessoa.
Em divisões administrativa referente ao ano de 1933, o município já denominado João Pessoa é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 754, de 30-12-1943, o muincípio de João Pessoa passou a denominar-se Porto.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município já denominado Porto é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alterações toponímicas municipais
Marruá para João Pessoa alterado pelo ato nº 4, de 14-01-1931, aprovado pelo decreto estadual nº 1142, de 22-01-1931.
João Pessoa para Porto alterado pelo decreto-lei estadual nº 754, de 30-12-1943.
Gentílico: Portuense.
Fonte: Biblioteca IBGE.
Fotos tiradas na recente visita a esta bela e pacata cidade.










A Barragem dos Corredores esta localizada no municipio de Campo Maior, a aproximadamente 46 quilômetros do centro da cidade, possui uma extensão de 22 km de espelho d’água cristalina.
É excelente para a prática de esportes náuticos e pescarias. Lá podemos encontrar o tambaqui, que é um peixe típico de criatórios da região. E também se encontra em desenvolvimento um projeto de criatórios de peixes em tanques rede, onde está levando a região para um grande progresso. A barragem dos corredores possui 63.300.000 metros cúbicos.


Fonte: Prefeitura de Campo Maior










Teresina é uma cidade quente e gostosa. Sentir não só o calor do clima, mas também o calor humano de um povo acolhedor, um povo com a simplicidade no olhar, gente com um enorme coração transbordante de bondade sem igual em nenhum outro lugar.
“PARABÉNS TERESINA PELO SEUS 157 ANOS DE CRIAÇÃO”
Foto de David Melo

Criado em 1998, o parque ainda não está aberto a visitação, mas existem projetos de educação ambiental e recreação, além de incentivo à pesquisas científicas em toda a sua área.
O Parque Nacional da Serra das Confusões abriga um único ecossistema: a caatinga. Sua principal preocupação é preservar toda a riqueza desta paisagem, sua fauna e sua flora para as futuras gerações.
A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo de conservação, podendo ser encontrado inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, apresentando litogravuras nos paredões rochosos de valor histórico, científico e cultural.
Por que o nome Confusões? Os moradores contam que as serras brancas e vermelhas ficam diferentes de acordo com a luminosidade do dia, deixando a pessoa com a vista confusa.
Está localizado no estado do Piauí, nos municípios de Caracol, Guaribas, Santa Luz e Cristino Castro.