terça-feira, 28 de julho de 2009

Conheça Monsenhor Gil

Monsenhor Gil

Ano de criação: 1963
Onde fica: Norte do Estado, a 56km da capital
População: 10.542 habitantes
Área: 554km2
Economia: Agropecuária, com produção de arroz, milho, feijão, mandioca, e criação de rebanho bovino, ovino e caprino. Há uma granja e um projeto de irrigação para plantio de manga, banana e melancia.

História: O povoado de Lages fazia parte de Teresina quando recebeu seu primeiro padre, Monsenhor Gil. Por influência do sacerdote, o povoado passou a se chamar Natal, em função das festas religiosas realizadas em dezembro. Em 1963, Natal tornou-se município e recebeu o nome de Monsenhor Gil.

O que visitar: Igreja Menino Deus (construída por Monsenhor Gil), Pedra do Músico (uma pequena rocha íngreme, de arenito; é possível que em suas encostas existam vestígios de inscrições pré-históricas), Poço Azul (com profundidade entre três e cinco metros, tem esse nome por causa de suas águas cristalinas, que refletem as pedras azuladas que se encontram no fundo, dando-lhe um aspecto de piscina), Morro do Cruzeiro (morro de aproximadamente 60 metros de altura, com uma trilha de acesso e elevação bastante inclinada; no alto, existe um platô de aproximadamente 600m2, de onde se avista grande parte do município e seus arredores), Açude do Monte Alegre (local bom para banho e contato com a natureza), Riachão (bom para banho entre dezembro e julho; é o principal riacho de Monsenhor Gil, apesar da existência de inúmeros outros, como o Riacho da Cachoeira, Riacho da Cruz e Riacho Natal).

Fonte: Revelando os Brasis


Abaixo algumas fotos tiradas no passeio que fiz á cidade dia 19/07/2009.

















9 comentários:

  1. Que tranquilidade de lugar pouco mais de 10.000 e muito bonitinha a cidade.
    A paz

    ResponderExcluir
  2. Que ótima ideia, João.
    Mostrar alguns lugares pitorescos e agradáveis pra nós.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver e saber que ainda existem lugares assim, agradavéis e bem tranquilo.

    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ananias, bom dia.
    Quem me conhece sabe. Moro em Sampa há 30 anos quase e meu sonho de consumo e ir morar em uma cidade, a menor possível, com praia, para comprar uma casinha à beira mar. E quando perguntam onde seria, eu sempre respondo que o Piaui é ideal, pois imagino que seja um lugar menos violento e com qualidade de vida insuperável. Ainda realizo este sonho. Lindas as fotos.
    Agradeço por sua visita e por usar o Top Comentaristas. Passei a seguir você e voltarei para me deliciar com as belas imagens de sua terra. Ah, eu sou de Recife e tenho muita saudade do sossego e povo hospitaleiro. Abraços e sucesso

    ResponderExcluir
  5. Meus agradecimentos a todos que participaram e comentaram este post. Ao Gato Guga desejo que consiga realizar seus sonhos e com certeza será bem acolhido nesta terra hospitaleira.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. cidade otima sou de la e digo q vale a pena visitar!!!

    ResponderExcluir
  7. qUANTAS VEZES JÁ PULEI DESSE PAREDÃO DA BARRAGEM!!! gENTE, QUE SAUDADES. PASSEI UMA PARTE DA MINHA ADOLESCENCIA NESSE LUGAR. AMO ESSE LUGAR!!

    ResponderExcluir
  8. Bruno e Janaina,
    Adoro sua terra, sempre passo final de semana na casa de amigos que tenho nessa terra maravilhosa. Obrigado por participarem.
    Abraços.

    ResponderExcluir

As palavras são cheias de vibrações, por isso não devemos perder nenhuma oportunidade de manifestar nossas opiniões. Muito obrigado pela visita e comentários.
Grande abraço.