segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Passando na cidade de José de Freitas

José de Freitas Piauí - PI

Histórico

As Primeiras penetrações nas terras do Município foram realizadas pelo português Manoel Carvalho de Almeida, Comissário Geral de Cavalaria que. no princípio do século XVIII, edificou, na fazenda Boa Esperança, uma capela dedicada a Nossa Senhora do Livramento. Ao redor da capela desenvolveu-se a povoação e, em 1874, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento e o distrito de Livramento, três anos depois desmembrado do Município de União.

Em 1877, Jacob de Almendra Freitas, Senhor da Casa de São Domingos, regressou de Portugal, trazendo seu irmão, José de Almendra Freitas na qualidade de Procurador da Casa de São Domingos. Residindo na fazenda Havre de Graça, próximo à Capela do Livramento, passou a exercer influência marcante em toda a comunidade e de tal sorte ficou ligado à terra, que seu nome deu origem ao topônimo do Município.

Na luta pela Independência do Brasil o morro localizado na Cidade serviu de acampamento, durante oito dias, às tropas do General português João José da Cunha Fidié, por ocasião da batalha do Jenipapo.

A elevação da Vila à categoria de Cidade, bem como a mudança de sua denominação para José de Freitas, ocorreram em 1924. [IBGE]


















Nenhum comentário: