sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Uruçuí - A capital dos Cerrados

Uruçuí é um município brasileiro do estado do Piauí. Localizado às margens do rio Parnaíba a uma distancia mais ou menos de 453 km de Teresina. Está na lista dos municípios brasileiros que mais crescem nos setores econômicos, esse crescimento obteve-se cerca de 27% a 28% desde o ano 2000.

História

Seu primeiro nome foi Nova Vila. Embora sua origem date de 1889, somente em 1902 teve início a sede do município. Uruçuí foi desmembrada de Jerumenha e Bertolínia. O progresso do município teve sua origem no fato do surgimento da navegação fluvial. A instalação oficial deu-se a 6 de setembro de 1902. A navegação dos rios Parnaíba e Balsas, beneficiando uma extensa região do sul do Piauí e Maranhão e norte de Goiás, teve sua base em Uruçuí.

Por estar localizado geograficamente ao abrigo da seca e possuindo vales extensos e férteis, uma rede de rios e ribeirões das mais ricas do estado para lá se mudaram famílias oriundas do Ceará, no ano de 1915, fixando-se especialmente no interior, onde as terras são propícias à lavoura e à criação de gado. O município possui ainda extensa faixas de riquezas, especialmente fauna e flora. Recentemente, como todos os municípios do sul do Estado, Uruçuí vem sofrendo com a corrida em busca de suas terras férteis. Diariamente, chegam à cidade compradores de terras oriundos de vários estados brasileiros principalmente das regiões sul e sudeste. [Wikipedia]























3 comentários:

Principe Encantado disse...

Parece ser um cidade bem tranquila e a igrejinha um luxo, sou fã delas, acho essas construções muito legal, a rua principal e bonitinha mesmo e o rio hunnn deve ser a atração.
Abraços forte

Anônimo disse...

As fotos mostram uma cidade bonita e tranquila. Pena é a especulação imobiliária.

Abraços!

Renato Guimarães Brasília DF disse...

COMO COSTUMO DIZER MINHA TERRA NATAL SAI DE URUÇUÍ VI PARA BRASÍLIA EM 1995 EM BUSCA DE MELHORIAS FINANCEIRAS HOJE ESTOU COM 28 ANOS ME CHAMO RENATO NÃO POSSO DIZER QUE SOU RICO MAIS POSSO AFIRMAR QUE BRASÍLIA É MINHA SEGUNDA CASA A ONDE CONSEGUI INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA E MELHORIA PARA MINHA VIDA PRETENDO ESTE ANO VISITAR A MANADA URUÇUÍ VEJO POR FOTOS QUE A CIDADE NÃO É MAIS A MESMA HOJE SE TRANSFORMOU EM UMA CIDADE LINDA E PRÓSPERA HOJE FAZEM APROXIMADAMENTE 18 ANOS QUE DEIXEI A MINHA CIDADE SINTO SAUDADES QUE DEUS ABENÇOES ESTA CIDADES E SEUS HABITANTES
Brasília 03/03/2014 Renato 061 8556-7597