sexta-feira, 19 de março de 2010

Destaque da semana - Igreja Matriz de Floriano

CO-CATEDRAL SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

A construção da primeira Igreja de S. Pedro de Alcântara foi iniciada em 1875, no mesmo local que em 1922 foi inaugurado o novo e majestoso templo de nosso padroeiro.
Em 20 de junho de 1978, Floriano é elevada a sede da diocese, ganhando a Matriz de São Pedro de Alcântara o título de Co-catedral de São Pedro de Alcântara.
A antiga Diocese de Oeiras passou a denominar-se Diocese de Oeiras - Floriano.
Desde o início da formação do município, os florianenses sempre tiveram suas crenças e devoções, sempre foram pessoas muito religiosas, e a história religiosa começa mesmo antes da construção da primeira Igreja de São Pedro de Alcântara.

Esta história inicia-se com a construção de uma capela nas proximidades do Estabelecimento Rural, por volta de 1875, onde padres itinerantes celebravam. Com o crescimento da população e a expansão da área, foi construída pelo mestre de obras João Chico, a primeira Igreja Católica na praça da Matriz por volta de 1890. Esta mesma, demolida por volta de 1930-32.
Embora já existisse a Capela da Manga na região, a freguesia cresceu bastante com a criação da Colônia, a capela passou a ser bastante freqüentada e a ter mais importância, surgindo assim a construção da Matriz.
O templo atual começou a ser construído sob a orientação do Padre Acelino Batista Portela Ferreira Richards no ano de 1922. O Cônego Gastão Pereira de Sousa deu continuação a obra em trabalho de mutirão.



Fonte: Acervo histórico de Floriano

Um comentário:

Principe Encantado disse...

S. Pedro de Alcântara bela história, berla construção.
Abraços forte