sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Destaque da Semana - Praça Marechal Deodoro da Fonseca

Praça Marechal Deodoro da Fonseca, mais conhecida como Praça da Bandeira, é o núcleo inicial do povoamento da cidade de Teresina, ao redor da qual foram erguidos os mais importantes edifícios públicos da nova Capital.

Localização: Zona Centro
Confluências: Av. Maranhão, Ruas Coelho Rodrigues, Areolino de Abreu e Rui Barbosa.
Caracterização: Classificada como jardim público, constituída de equipamentos de lazer passivo e também de lazer ativo, pela presença do anfiteatro, lá existente. É de grande porte e trânsito forte, um misto de jardim recreacional e cultural, possui cercadura confeccionada em grades de ferro e tapagem de cercas vivas de hibiscos.
Memorial Histórico: Marechal Deodoro da Fonseca, cursou a Escola Militar do Rio de Janeiro. Proclamador da República, tornou-se chefe do governo provisório até 25/02/1891, quando foi eleito pelo Congresso Nacional, 1° Presidente Constitucional do Brasil. É também conhecida como " Praça da Bandeira". Segundo o escritor e Prof°. Arimatéia Tito Filho, anteriormente foi criado um parque no interior da praça para a criação de aves e animais ornamentais, denominado Parque da Bandeira.
Encontram-se nesta praça, os seguintes monumentos históricos: o busto de Henrique Couto e a estátua de Domingos Fonseca, que é o patrono dos violeiros. Na praça se encontra a pedra fundamental de Teresina.

Imagens da Praça da Bandeira








Fonte: Site oficial da PMT

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudações!
Que Post Fantástico!
Amigo ANANIAS, você tem trabalhado muito e todas as vezes que visito os seus Posts, encontro mais e mais conteúdo e qualidade. Por exemplo, esse, além de trazer as belas imagens da praça ainda acompanha o histórico biográfico do grande Marechal Deodoro da Fonseca.
Parabéns por mais um excelente PosT.
CONTAGIOU. MEXEU. VALEU.
Abraços,
LISON.