segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

As rendas do Piauí no Rio-à-Porter

Foto reprodção

De 10 a 13 de janeiro, as rendas de bilro do Piauí poderão ser vistas e apreciadas no Salão de Negócios de Moda e Design, que acontece nos Armazéns do Cais do Porto, Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Esse evento integra a programação do Fashion Rio 2010.

A Associação das Rendeiras de Morros da Mariana, do município de Ilha Grande, no norte do Estado, foi a única unidade de produção artesanal do Piauí selecionada para participar do Talentos do Brasil, projeto do Ministério de Desenvolvimento Agrário, MDA, que revela a força do artesanato brasileiro envolvendo quase dois mil artesãos de doze Estados: Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins.

“É uma oportunidade única participar do espaço Talentos do Brasil. Agora em janeiro, as artesãs receberam a consultoria da designer Virgínia Borges, que criou dez looks para serem apresentados no desfile do Rio-à-Porter”, afirma a gestora do Projeto de Artesanato do Norte Piauiense, Lúcia Carneiro.

Segundo Lúcia foram criados vestidos, saias e blusas em diversos tecidos como malha, linho, seda e viscose tendo a inserção da renda de bilro nessas peças.


Foto reprodução


“Na concepção dessa coleção, trabalhamos dentro de uma pesquisa de tendências, com cartela de cores,fazendo também muitas adequações”, explica a designer Virginia Borges, que realizou uma consultoria junto às rendeiras.

Durante o Rio-à-Porter, a presidente da Associação de Rendeiras, Maria do Socorro Galeno, fará uma oficina viva de renda de bilro no Espaço Talentos do Brasil.

O Projeto Talentos do Brasil foi criado pelo MDA em 2005, tendo parcerias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae; do Programa Texbrasil, ABIT e APEX Brasil, e com o apoio da Agência de Cooperação Alemã, GTZ; da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Asbraer, e do Ministério do Turismo, MTur.


Fonte: Agencia Sebrae-Pi

Um comentário:

Principe Encantado disse...

Muito legal deve ser interessante dado os produtos em amostra.
Abraços forte