terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Passando pela cidade de Itaueira

Itaueira é uma cidade e um município do estado do Piauí, Brasil. Localiza-se na microrregião de Floriano, mesorregião do Sudoeste Piauiense. O município tem 10 143 habitantes (2003) e 2571 km². Foi criado em 1952.
O antigo Piripiri dos Céus teve origem com a fundação de uma fazenda de gado de propriedade de Antônio Caú, que adquiriu as terras na compra da senhora Maria das Virgens. A fazenda prosperou, atraindo muitas famílias. Com a morte do proprietário, os herdeiros venderam a fazenda para o cearense Joaquim Gonçalves, que trouxe para o local uma numerosa família.
A localidade progrediu rapidamente em virtude de suas terras se prestarem à agricultura, de modo especial para o cultivo de milho. A comercialização atraiu novos moradores para as proximidades da fazenda, sendo então edificada a capela de Bom Jesus da Lapa.
Elevado a Município em 1952, com a denominação de Itaueira, nome do rio que banha seu território, é hoje considerado o maior produtor de milho do Estado.
Abaixo uma seleção de imagens registrada nessa passagem pela cidade.


















6 comentários:

Anônimo disse...

Saudações!
Amigo ANANIAS,
Excelente Post!
Fiz uma verdadeira viagem conhecendo a cidade de Itaueira... Um município belíssimo com arborização impecável e ao que percebi em pleno desenvolvimento.
Parabéns pelo lindo Post!
Abraços fraternos,
LISON.

João Poeta disse...

Itabueira, uma cidade pequena onde todo mundo conhece todo mundo. Gostei muito de conheçê-la sua história e pelas fotos.
Abraços.
João

Anônimo disse...

Nunca ouvi falar dessa cidade.
Parece ser bem tranquila

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

os postais ficaram muito bons,eu só não entendi o que este botijão está fazendo ai como cartão postal da cidade,isto ficou horrivel.

Batista disse...

Não vejo qualquer resquício de beleza, muito menos ter qualquer afeto pela cidade de Itaueira, muito embora seja minha cidade natal, espero mudar de opinião, quando conhece-la de fato, assim como as pessoas nela residentes.