sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Destaque da semana - Festival da Uva de São João do Piauí

Foi aberto ontem, o 2º. Festival da Uva de São João do Piauí, cidade distante 482 quilômetros ao sul de Teresina, e que se estende até o dia 6 de dezembro. A abertura solene aconteceu na Praça Honório Santos, centro do município.
Irrigação, solo e clima apropriados, estão transformando São João do Piauí num pólo de fruticultura. Esse agro negócio vem se expandindo através do cultivo da uva, que desde 2007 é plantada na região e está mudando a realidade do semi-árido piauiense. O cultivo da uva provocou o desenvolvimento da fruticultura na região e o surgimento do festival, que realiza diversas ações e aquece a economia do município.

Foto reprodução - CCOM

“A fruticultura representa muito para essa região, e o solo de São João do Piauí é de excelente qualidade em relação a outras regiões do país onde se cultiva a fruticultura irrigada. O que significa que há um potencial imenso, um potencial que haverá de ser reconhecido e explorado pelos empresários. O cultivo da uva em São João é um exemplo que deve ser seguido, com capacitação desses agricultores familiares e que sirva de espelho para atrair cada vez mais empresários que queiram investir na região”,afirma o presidente do Conselho do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

Feira de artesanato, visitação a roteiros turísticos, gastronomia à base de uva, shows com artistas nacionais e regionais, visitas de empresários e investidores ao agronegócio da uva são algumas das ações que devem ocorrer durante o festival.

“A idéia do festival é mostrar ao Estado e ao país que temos potencial para o desenvolvimento da fruticultura. O evento é resultado de uma grande parceria e o Sebrae possibilitou que muitos empreendedores do município se capacitassem, aprenderam a como receber o turista, a tratar o cultivo da uva e de outros tipos de frutas como um agronegócio eficiente”,declara o prefeito municipal de São João do Piauí, Robert Paes Landim.

O 2º Festival da Uva é uma iniciativa do Governo do Estado, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; Prefeitura Municipal de São João do Piauí; Codevasf, Banco do Nordeste, Secretaria de Estadual de Desenvolvimento Rural, SDR; e Instituto de Assistência Técnica e Extensão, Emater.


Foto reprodução - 180graus.com


“A fruticultura é um importante setor econômico em São João do Piauí. Além de visitas e anunciar um conjunto de obras de infra-estrutura para a região, vamos inaugurar um loteamento de produtores com experiência e vivência para que São João se transforme numa base de produção de frutas para toda uma região. São iniciativas como o festival da uva, como a melhoria da infra-estrutura que vão consolidar essa região como uma rota turística e de negócios, garantindo trabalho e renda para todos”, declara o governador do Piauí, Wellington Dias.


Fonte: Agencia Sebrae

2 comentários:

Principe Encantado disse...

Valeu João, deve ser um festão.
Abraços forte

Anônimo disse...

Deve ser muito beom esse festival hein