terça-feira, 14 de julho de 2009

Simplício Mendes - Terra do Sagrado Coração de Jesus.

História de Simplício Mendes

O município de Simplício Mendes fica situado a 420 km ao sul de Teresina no centro sul do estado do Piauí. A cidade de Simplício Mendes foi emancipada do município de Oeiras pelo Decreto-Lei estadual nº 1.478, de 4 de setembro de 1933, assinado pelo governador Landri Sales Gonçalves.
No final do século IX e inicio do século XX o povoado teve dois nomes , Barreiro Branco e Caridade terminando logo depois recebendo o nome de Simplicio Mendes, em homenagem ao ilustre medico oeirense Simplício de Sousa Mendes, pai do então governador à época Álvaro Mendes.
Simplício Mendes se destaca pela sua cultura e arte, hoje o município abriga vários escritores, poetas, pintores, músicos e tem como filho ilustre o cantor Francis Lopes sucesso em todo Brasil, a sua gente é receptiva alegre e acolhe a todos que aqui chegam.
Apesar de ser um município pequeno é pólo em sua micro-região, vários outros municípios alguns desmembrados de Simplício Mendes como Bela Vista do Piauí (Jatobá), Campinas do Piauí (Campos) e Isaias Coelho (Tamboril), outros não como Paes Landim , Conceição do Canindé e São Francisco de Assis do Piauí fazem parte dessa irmandade que compõe a micro-região de Simplício Mendes.
As principais festividades do município são o carnaval que tem como seu ponto alto o desfile da Escola de Samba Barreiro Branco na Avenida Miguel Crispim de Araújo, a festa do Divino Espírito Santo e do coração de Jesus nosso padroeiro que acontece no mês de junho e atrai simpliciomendenses de todo o país para acompanhar as procissões que percorrem as ruas da cidade e tem como ponto de chegada a igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus.
Outro momento importante de nossas festividades é a festa dos vaqueiros que acontece no inicio do mês de julho e é uma homenagem ao sertanejo valente que labuta com o gado e que tem nessa festa o seu momento de gloria, com corridas de cavalos, desfile nas ruas da cidade dos vaqueiros em seus cavalos, vestidos a rigor com seu jibão e chapéu de couro. Nos festejos há barracas, shows artísticos, bebidas e comidas típicas é o momento de descontração da população e dos visitantes que chegam aos milhares todos os anos.


Fonte: PortalSM


As fotos abaixo foram tiradas com a camera de um aparelho celular em duas viagens que fiz passando pela cidade no inicio deste ano. Algumas o tempo estava muito nublado e as fotos ficaram um pouco escura.













2 comentários:

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Parabéns por mais esta divulgação, nos contando sua história,salve o Piauí e o município Simplício Mendes.
A paz

cleotricotando disse...

Cidade onde passei minha infância. Minhas lembranças de lá são de paz, alegria e felicidade.