terça-feira, 28 de julho de 2009

Conheça Monsenhor Gil

Monsenhor Gil

Ano de criação: 1963
Onde fica: Norte do Estado, a 56km da capital
População: 10.542 habitantes
Área: 554km2
Economia: Agropecuária, com produção de arroz, milho, feijão, mandioca, e criação de rebanho bovino, ovino e caprino. Há uma granja e um projeto de irrigação para plantio de manga, banana e melancia.

História: O povoado de Lages fazia parte de Teresina quando recebeu seu primeiro padre, Monsenhor Gil. Por influência do sacerdote, o povoado passou a se chamar Natal, em função das festas religiosas realizadas em dezembro. Em 1963, Natal tornou-se município e recebeu o nome de Monsenhor Gil.

O que visitar: Igreja Menino Deus (construída por Monsenhor Gil), Pedra do Músico (uma pequena rocha íngreme, de arenito; é possível que em suas encostas existam vestígios de inscrições pré-históricas), Poço Azul (com profundidade entre três e cinco metros, tem esse nome por causa de suas águas cristalinas, que refletem as pedras azuladas que se encontram no fundo, dando-lhe um aspecto de piscina), Morro do Cruzeiro (morro de aproximadamente 60 metros de altura, com uma trilha de acesso e elevação bastante inclinada; no alto, existe um platô de aproximadamente 600m2, de onde se avista grande parte do município e seus arredores), Açude do Monte Alegre (local bom para banho e contato com a natureza), Riachão (bom para banho entre dezembro e julho; é o principal riacho de Monsenhor Gil, apesar da existência de inúmeros outros, como o Riacho da Cachoeira, Riacho da Cruz e Riacho Natal).

Fonte: Revelando os Brasis


Abaixo algumas fotos tiradas no passeio que fiz á cidade dia 19/07/2009.

















9 comentários:

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Que tranquilidade de lugar pouco mais de 10.000 e muito bonitinha a cidade.
A paz

Altemar Rocha disse...

Que ótima ideia, João.
Mostrar alguns lugares pitorescos e agradáveis pra nós.
Abraços.

Anônimo disse...

Muito bom ver e saber que ainda existem lugares assim, agradavéis e bem tranquilo.

Forte Abraço

Gato Guga disse...

Ananias, bom dia.
Quem me conhece sabe. Moro em Sampa há 30 anos quase e meu sonho de consumo e ir morar em uma cidade, a menor possível, com praia, para comprar uma casinha à beira mar. E quando perguntam onde seria, eu sempre respondo que o Piaui é ideal, pois imagino que seja um lugar menos violento e com qualidade de vida insuperável. Ainda realizo este sonho. Lindas as fotos.
Agradeço por sua visita e por usar o Top Comentaristas. Passei a seguir você e voltarei para me deliciar com as belas imagens de sua terra. Ah, eu sou de Recife e tenho muita saudade do sossego e povo hospitaleiro. Abraços e sucesso

Unknown disse...

essa é minha cidade!!!!!!!

ANANIAS disse...

Meus agradecimentos a todos que participaram e comentaram este post. Ao Gato Guga desejo que consiga realizar seus sonhos e com certeza será bem acolhido nesta terra hospitaleira.
Abraço a todos.

admxbk disse...

cidade otima sou de la e digo q vale a pena visitar!!!

Janaína Ribeiro disse...

qUANTAS VEZES JÁ PULEI DESSE PAREDÃO DA BARRAGEM!!! gENTE, QUE SAUDADES. PASSEI UMA PARTE DA MINHA ADOLESCENCIA NESSE LUGAR. AMO ESSE LUGAR!!

ANANIAS disse...

Bruno e Janaina,
Adoro sua terra, sempre passo final de semana na casa de amigos que tenho nessa terra maravilhosa. Obrigado por participarem.
Abraços.