terça-feira, 16 de junho de 2009

Historia e fotos de Bom Jesus

Bom Jesus


Cidade da região Sudoeste Piauiense, microrregião do Alto-Médio Gurguéia. Fundada em 1938, está a 277m de altitude, 635 Km distante de Teresina e em 2007 o IBGE estima a sua população em 19.532 habitantes.
O município sempre registra altas temperaturas, passando dos 40°C e por vezes chegando aos 45°C.


História


A cidade de Bom Jesus tem passado por um período de rápido crescimento populacional e econômico em função da expansão na área agrícola. Na década de 1990, produtores de soja do Rio Grande do Sul começaram a chegar e a cultivar soja no cerrado do Piauí, principalmente em Bom Jesus e Uruçuí. Hoje, aproximadamente 220 mil hectares são cultivados com soja, arroz e algodão nessa região, considerada a última fronteira agrícola do Brasil.

Localizada na região do Vale do Rio Gurguéia, a cidade é muito rica em água subterrânea. Os poços jorrantes (a água sai sem precisar de bombeamento) são abundantes. A precipitação pluviométrica média é de 900 a 1200 milímetros por ano.

Entretanto, localizada a 635 km da capital Teresina, Bom Jesus tem muitos problemas. O município não possui sistema de esgoto, o qual é armazenado em fossas ou jogado na sarjeta e corre pelo asfalto, quando existente. Também o sistema de saúde é precário e poucos médicos residem no local, não havendo especialistas em muitas áreas, como cardiologistas, oftalmologistas, pediatras etc. O sistema elétrico é deficiente, com muitas "gambiarras" e, nos meses mais quentes (setembro a novembro) falta energia para atender à demanda e os apagões são freqüentes.


Fonte: Wikimapia



















21 comentários:

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Amado João parabéns por sua continuidade em divulgar o estado do Piauí, o prédio da igreja é muito lindo.
A paz

ggkarvalho disse...

Caro João, parabéns por divulgar o estado do Piauí que tem cidades maravilhosas, Bom Jesus é um exemplo, tenho duas tias, dois tios e vários primos que residem em Bom Jesus, é a família de Januária Vieira de Carvalho, conhecida como Jinú. Um abraço!

Geraldo Carvalho
Guará - Distrito Federal

Unknown disse...

Oi; sou de Cornelio Procopio no Parana e conheço Bom Jesus á uns cinco anos, temos terra ai na região de Santa Luz, mas me hospedo em Bom Jesus,adoro essa cidade, quando sinto saudades navego pela internet para saber como esta a cidade.Beijos...Cacia e Delcio Palhiarin

Unknown disse...

olá eu sou valeria e moro em bom jesus agora estou trabalhando aqui em teresina mas estou com muita saudades de bom jesus em breve eu está ai. beijos bom jesus

alanzinho disse...

tem que atualisar pq bom jesus ja tem tudo isso ae ,que o amigo disse que falta

Unknown disse...

ola sou renato moro em bjs. fiquei muito feliz em ver estas fotos maravilhosas e saber que são da minha querida cidade.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá sou Salvadora sou de Bom Jesus mas moro em Brasília,é muito bom ter notícias da minha cidade e poder acompanhar as evoluções, que Jesus os abençoe.

Unknown disse...

olá morei 1 ano e 2 meses aí. gostaria de vêr fotos recentes da cidade. em especial do hotel familiar do meu amigo gil. obrigada !!! sou de pe.

CWOV disse...

Bom Dia, olá pessoal morei 17 anos no Pi, e agora estou convicto em retornar para esse maravilhoso estado, mas gostaria de saber como anda o serviço de transportes rodoviarios, visto que possuo alguns veículos destinados ao transporte de passageiros.

Edson disse...

Boa noite sou gaucho de Passo Fundo Rs gosto muito do estado de Piauy e tenho muita vontade de ir conhecer esse estado Ok

taty disse...

gostaria de ter noticias de um irmão que tenho nessa cidade o nome dle e adriano henrique martins nascido em 29/12/2001 filho de maricides martins

taty disse...

holandaporto@bol.com.br
esse e meu email estiver alguma noticia entre em contato a mãe dele deu um derrame cerebral não anda não fala eu sei que a cidade e bom jesus do garguelo ou gurgueia fica proximo um terminal rodoviario a em que ele mora.

Dario disse...

Olá galera!!!Bem sou de Bom Jesus, meu nome é Dário Rigolberto moro longe ,mais em breve se Deus kiser voltarei a morar em minha city q nao vivo sem ... Bem mas queria fazer um pedido ae ao gerenciador do blog: Em nome de Jesus atualiza essas fotos ae pq ,estas que estão ae derruba mais do q levanta a moral da cidade que é um lugar pekeno ,mas tem tudo que vc procura no mercado ... e na boa nada haver essas fotos com a situação atual das fotos , ja no caso da precariedade do serviço publico total apoio, mas afinal povo decidiu tem um prefeito mal ,recebe mal por suas decisões !!!!

Jussara da Silva Santos disse...

Tenho muita vontade de conhecer Bom Jesus, pois meu sogro mora lá e sempre falou muito bem desta cidade, é o Sr. Pedro Barros, acho até que é bem conhecido nesta cidade, pois toda família é de lá.

Anônimo disse...

bom dia! moro em porto velho mas minha familia mora em jose de freitas pi .tenho um irmão que mora bom jesus ele trabalha na policia civil.qualquer dia vou visitar esta cidade maravilhosa!

Jacques disse...

gostei de bom jesus,se algum empreendedor na pecuária precisar de um técnico,gado e suino e fabrica de embutidfos,e ou produção animal. entre em contato
domjacquesr@gmail.com

Jacques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá já tem notícias do rapaz? Se quiser posso procurar saber quem é.

Unknown disse...

Luga top

Unknown disse...

Luga top