segunda-feira, 16 de março de 2009

Visita a Cachoeira do Urubu.













Um pouco da Historia.

Parque Estadual de Proteção Ambiental localizado entre os municípios piauienses de Esperantina e Batalha, distante 180 Km ao norte de Teresina. O rio Longá forma a cachoeira do Urubu, que tem esse nome por causa da variação do nível do rio, que quando diminui o seu volume de água, faz com que os peixes fiquem "presos" nas pequenas valetas do seu leito. O urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul, é atraído pela oferta de alimento, proporcionando um espetáculo diferente com a chegada desses pássaros gigantes.
A piracema, que acontece nos meses de abril e maio, é outro espetáculo, que pode ser admirado de uma passarela com 400m de extensão, que foi constuída sobre a cachoeira.
A Cachoeira do Urubu está localizada em um Parque Estadual de Proteção Ambiental, entre os municípios de Esperantina e Batalha, a 180 quilômetros de Teresina, no Piauí. As quedas d’água que formam a cachoeira têm esse nome porque,no curso do Rio Longá, os peixes que ficam presos nas formações rochosas, que lembram miniaquários, atraem o urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul.

As visitas das aves acontecem principalmenteno verão, entre os meses de junho e novembro, quando o leito do rio baixa. Em virtude disso, os peixes que não desceramou ficaram presos nos aquários rochosos viram presas mais fáceis. Os urubus-rei, que não têm as habilidades das espécies pescadoras, sabem esperar a água ser evaporada pelo sol para ir em busca dos alimentos. No cardápio dessas aves, peixes como surubim, mandi e piau fazem parte de um banquete promovido pela natureza. A cena mais inesquecível é a revoada dos urubus, um espetáculo nas quedas d’água originadas do Rio Longá.

O melhor é que os visitantes podem ter contato com as águas mornas e borbulhantes. Uma passarela com pilares de concreto e extensão de mais de 300 metrosatravessa o rio. No período da cheia, provocada pelas chuvas de dezembro a março, o nível das águas sobe tanto, que se forma uma fina camada no piso. O som ecoado pelas águas e a névoa úmida são envolventes. A mais de 5 mil metros é possível ouvir os “trovões da cachoeira”.

PROTEÇÃO – O Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu é um local de preservação ambiental. Está localizado a menos de 30 minutos do Centro de Esperantina,a aproximadamente 25 quilômetros,e o acesso é por via asfaltada. A presença de visitantes é permitida, mas é preciso ter respeito pelo meio ambiente. Animais como pássaros e roedores freqüentamo local, uma mostra das mais variadas cores e tons da natureza.Na margem do município de Esperantinafica instalada a estrutura de apoio aos turistas.

Um amplo salão climatizado,coberto de palha, oferece sabores da terra: peixe frito, peixe ao molho, feijão tropeiro, carne-de-sol, pirão e a tradicionalgalinha caipira. Todas essas delícias temperadas com muita pimenta-da-terra. No Parque do Urubu, é permitida apenas a pesca amadora, ou seja, para consumo pessoal. Na época da piracema, de novembro a março, é proibido pescar, para que os peixes possam se reproduzir. Muita gente vai à Cachoeira do Urubu assistira uma espécie de “confraternização” dos surubins. O peixe passa de um metro de comprimento e pesa mais de 20 quilos. Fisgá-lo é fácil, difícil é tirá-lo da água.

A vegetação do parque mistura elementosdo cerrado, caatinga e palmeiras de carnaubais. É comum observar, lado a lado, um mandacaru, cacto típico do sertão e do semi-árido, e um botão floral do cerrado desabrochando em cor, no ponto de ser polinizado. Percorrendo as margens do Rio Longá,a caminho da Cachoeira do Urubu, é possível encontrar figuras lendárias da região, como a “onça de olhos de fogo” ou o “velho com o sino de prata” apontandocaminhos para a caverna do tesouro.Mas para isso é preciso ter fé, imaginaçãoe coragem.
Fonte: Wikimapia.org

5 comentários:

Unknown disse...

Olá João,
Mais uma vez você nos traz belíssimas imagens e informações do nosso imenso Brasil. Achei a cachoeira do urubu um lugar belíssimo. Muito interessante também a história do nome. Fico feliz que é um lugar de preservação. Parabéns pelo artigo.
Abraços

Valdemir Reis disse...

Ananias muita Paz! Uma águia voando pousa neste interessante e maravilhoso espaço. Confesso que gostaria de visitar com mais freqüência, ocorre que as atividades só me permitem fazer no final de semana. Cada vez que retorno me sinto melhor e mais familiar. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Gostei do tema. Na oportunidade quero de coração agradecer a todos que nos visitam, comentam e seguem, por tudo isto sinto-me honrado e entre amigos. Muito obrigadoooooo.... Estou esperando você e antecipo volte sempre! Votos de grandes realizações e prosperidade. Que as bênçãos divinas nos protejam e ilumine. Tenha um alegre e festivo final de semana. Deixo um abraço fraterno.
Valdemir Reis

Dalinha Catunda disse...

João Alberto,
Gosto de passar por aqui e ficar sabendo um pouco mais sobre o Piaui.
Você nos incentiva a conhecer melhor o Piaui. Cada paisagem que você mostra é um convite a mais conhecer esta importante parte do Nordeste

Leyde Klebia disse...

Olá
Adorei o artigo e fiquei muito curiosa e interessada em conhecer essa riqueza, que é de todos nós Brasileiros, Se vocês piauiense pudessem disponibilizar mais imformações sobre pousadas e tudo mais. Eu uma paraiba apaixonada pelas belezas desse país iria agradecer muito!
Abraços!

Unknown disse...

eu morei em Esperantina...
nasci la...
chorei muito quando sai de la...
mas pelo o q eu vejo hoje Esperantina
pareca estar muito bem.
eu gostei , eu gosto e sempre vou gostar de lá...
adorei morar em ''Esperantina''
EU AMO MINHA CIDADE