História e imagens de Alto Longá
A história de Alto Longá data de 31 de dezembro de 1740 com a edificação da Capela de Nossa Senhora dos Humildes, constante em dados de sua monografia editada pelo IBGE.
No início do século XIX, o Capitão Benedito Jose de Sousa Brito fixou residência e situou uma fazenda de gado, a pequena distância do rio Gameleira, junto a um olho d’água que durante muito tempo abasteceu a população local. Em 1870 foi criado o Curato dos Humildes, posteriormente, transformado em Paróquia Nossa Senhora dos Humildes.
Pela atuação do juiz da Comarca de Oeiras, Dr. Enéias Jose Nogueira, a Assembleia provinciana aprovou a elevação do povoado à categoria de vila, cuja instalação deu-se em 4 de abril de 1877.
Em 1877, existiam, no povoado de Humildes, apenas três casas de telha e uma pequena capela. Em janeiro de 1890 a vila teve o seu nome mudado de Humildes para Alto Longá, em decorrência de sua proximidade as nascentes do rio Longá.
Segundo os registros históricos dos municípios piauiense pesquisados pelo o IBGE, Alto Longá foi extinto em junho de 1931, tendo seu território passado a integrar o município de Altos até agosto de 1934, quando foi restaurada a sua autonomia administrativa.
A lei Nº 96, de 21 de junho de 1937, que deu nova feição a divisão administrativa e judiciária do Estado, previu a transferência do distrito de Alto Longá da comarca de Altos para a de Campo Maior, disposição esta que se concretizou pelo Decreto estadual Nº 174, de 15 de dezembro de 1938, conseqüente ao Decreto Federal Nº 311, de 2 de março do mesmo ano, que estabeleceu normas sobre a nova organização territorial do País, Alto Longá elevou-se à categoria de cidade, cuja instalação verificou-se a 1º de janeiro de 1939. Em 1947, ano em que foi restaurada, em 22 de agosto, a comarca de Alto Longá. [WIKIPEDIA]