Corrente é um município do estado do Piauí, que fica a uma distancia de 890 km da capital do estado (Teresina). Situado no extremo sul do Estado, possui uma área de 3045,9 km² e é cortada pela BR-135, principal porta de entrada e saída para os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Os moradores de Corrente têm mais contato com a população baiana que vive nas cidades que fazem divisa com o município do que com a capital Teresina, devido a grande distancia.
O município de Corrente é dotado de belezas naturais. Possui campos de pastagens e é banhado pelo Rio Corrente, Rio Paraim, Rio Gurguéia, vários riachos e riachões. É também porta de entrada para as nascentes do Rio Parnaíba.
Abaixo uma seleção de imagens feitas pela câmera de um aparelho celular em minha recente passagem pela cidade.
Lanna Lopes da cidade de Ipiranga-Pi venceu na noite de ontem o concurso Miss Piauí 2010, ela obteve 486 pontos conquistando o primeiro lugar no concurso.
Lanna falou para o Cidadeverde.com que fez um esforço muito grande, mas que valeu a pena. Disse: “Fiz vários procedimentos estéticos, tratamento dentário, fonoaudióloga". "Agora vou dar o melhor de mim pra representar bem o meu Estado. Todas as meninas que participaram do Miss Piauí estavam bem preparadas" .
Dom Expedito Lopes é uma cidade e um município do estado do Piauí, Brasil. Localiza-se na microrregião de Picos, mesorregião do Sudeste Piauiense. O município tem 6200 habitantes e 189 km². Foi criado em 1963. Bastante indicada pela produção e beneficiamento de frutas como caju e pela exportação de sua castanha para outros estados, e até países. Dom Expedito Lopes, também chamado de D.E.L. por seus habitantes é uma bela cidade, tranquila e pacata, buscando sempre formar bons cidadãos através da educação (uma das melhores do estado), da cultura e do esporte.
Imagens registradas em recente passagem pela cidade pela a camera de um celular.
O Terminal Turístico Beira Rio em Floriano-Pi é o principal cartão postal da cidade, e é também patrimônio do município, abrigando um dos prédios com a arquitetura mais antiga da cidade, que é o antigo prédio da primeira Escola Agrícola do Brasil, hoje transformado em Terminal Turístico, equipado com escritório de informações, restaurante, bar e espaço para apresentações culturais.
Terminal Turístico Beira Rio
O Terminal fica na Avenida Esmaragdo de Freitas, (Av. Beira Rio), onde atualmente é o local de maior concentração de visitantes, ocupando bares, restaurantes e quiosques existentes às margens do Cais do Rio e o Flutuante dentro do Rio, o museu e a antiga Usina Maria Bonita, lugar onde funciona atualmente o Espaço Cultural de mesmo nome. A Avenida também é palco de eventos culturais e turísticos como o Carnaval que é considerado um dos melhores do Estado.
Espaço Cultural Maria Bonita
O Rio Parnaíba, ás margem da Avenida é bastante largo e profundo, proporcionando boas condições para a prática de esportes náuticos, especialmente canoas a vela, lanchas e Jet Ski, e ainda temos uma bela visão da vizinha cidade de Barão de Grajaú-Ma, na outra margem do rio, onde várias embarcações fazem a travessia de pessoas de um município para o outro.
Embarcações esportivas ancoradas no Rio Parnaíba
Vista do Cais, Rio Parnaíba e Restaurante Flutuante
Rio Parnaíba com vista da cidade de Barão de Grajaú-Ma
Embarcação de transporte de passageiros entre as cidades de Floriano e Barão de Grajaú
Imagens feita através de uma Câmera de Celular E71i, após uma rápida passagem pela cidade de Cristalândia do Piauí.
Cristalândia do Piauí
Histórico
O Município de Cristalândia do Piauí teve início na fazenda Pindobal, propriedade de Manoel Ribeiro de Souza, que chegara ao local em 1879, instalando-se na localidade, à margem esquerda do rio Palmeira. Em 1920 chegaram com suas famílias e construíram pequenas casas de taipa, para residência, Severiano Ribeiro e Izidoro que, com Manoel Ribeiro, foram os primeiros moradores do lugar.
Em 1925, Manoel Ribeiro doou uma área de terra para a formação do patrimônio de Nossa Senhora Sant'Ana, abrangendo desde o riacho das Mocinhas até o riacho do Olho d’água da Onça, na margem direita do rio Palmeira. Construída uma pequena capela, nela foi colocada a imagem da Santa, cuja entronização foi feita pelo Padre Eliseu César Messias Cavalcante. Naquele ano, chegaram ao local Escolástico, Raimundo Herculano, Chico Duro, José Jacinto, Maurício, Julião Lupango, Damasio Pereira, Zuza Fava e Ernesto Alves, com suas famílias e a velha Alexandrina. Em torno da capela construíram suas casas, dando origem ao que mais tarde se denominou arraial do Catingueiro.
Taciano Alves Ascenso, quando Vereador de Corrente, foi autor do projeto que criou o distrito de Catingueiro.
Gentílico: cristalandense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cristalândia do Piauí, pela lei estadual nº 2352, de 05-12-1962, desmembrado de Corrente. Sede no atual distrito de Cristâlandia do Piauí ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-12-1962.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.