segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Imagens da Barragem Poço Marruá

Uma bela coleção de imagens da Barragem Poço Marruá que fica localizada no Município de Patos do Piauí a 420 Km da Capital Teresina.

A barragem foi construída com o objetivo de represar as águas do Rio Itaim, afluente do rio Canindé, com a finalidade de perenização do rio proporcionando a utilização da água para abastecimento urbano, rural, irrigação, cultura de vazante, criação de peixe e lazer, e abastecimento d'água aos municípios de Patos do Piauí, Simões, Caridade, Jacobina, Itainópolis, Jaicós, Oeiras e Santa Cruz e irrigação de 5000 ha/ano.












terça-feira, 18 de outubro de 2011

Piauí 189 Anos


A independência do Piauí foi proclamada em 19 de outubro de 1822, por Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Dias e outros. Nessa data, comemora-se até hoje o Dia do Piauí, apesar de que o Piauí ficou sob domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando o Brigadeiro Manoel de Sousa Martins declarou o Estado independente em Oeiras.

Parabéns Piauí!

Abaixo uma série de imagens de varias partes do Piauí.


Teresina vista do Mirante da Ponte Estaiada


Rio Longá - Esperantina-Pi


Rio Longá - Barras-Pi


Rio Gurguéia - Travessia para Palmeira do Piauí


Ponte sobre o Rio Maratoan - Barras-Pi


Santuário de Santa Cruz dos Milagres


Palácio de Karnak - Teresina-Pi


Mirante da Ponte João Isidoro França


Entrada de José de Freitas pela Pi113


A beleza dos IPs amarelo enfeitando a Pi113


Fonte dos Milagres em Santa Cruz dos Milagres-Pi


Vista da Igreja Matriz de Esperantina-Pi


Pi243 - Chegando em Padre Marcos - Pi


Cachoeira do Urubú - Esperantina-Pi


Uma bela vista da BR407 entre as cidades de Patos e Jacobina do Piauí


Barragem do Estreito - Francisco Macedo-Pi


Batalha-Pi


Vista de Frente da Igreja Matriz de Batalha-Pi


Barragem Poços Marruá - Patos-Pi


Barco que faz a travessia da Barragem do Estreito para o Balneário Beira Rio


BR316 - Próximo da cidade de Dom Expedito Lopes - Pi

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Passando na cidade de José de Freitas

José de Freitas Piauí - PI

Histórico

As Primeiras penetrações nas terras do Município foram realizadas pelo português Manoel Carvalho de Almeida, Comissário Geral de Cavalaria que. no princípio do século XVIII, edificou, na fazenda Boa Esperança, uma capela dedicada a Nossa Senhora do Livramento. Ao redor da capela desenvolveu-se a povoação e, em 1874, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento e o distrito de Livramento, três anos depois desmembrado do Município de União.

Em 1877, Jacob de Almendra Freitas, Senhor da Casa de São Domingos, regressou de Portugal, trazendo seu irmão, José de Almendra Freitas na qualidade de Procurador da Casa de São Domingos. Residindo na fazenda Havre de Graça, próximo à Capela do Livramento, passou a exercer influência marcante em toda a comunidade e de tal sorte ficou ligado à terra, que seu nome deu origem ao topônimo do Município.

Na luta pela Independência do Brasil o morro localizado na Cidade serviu de acampamento, durante oito dias, às tropas do General português João José da Cunha Fidié, por ocasião da batalha do Jenipapo.

A elevação da Vila à categoria de Cidade, bem como a mudança de sua denominação para José de Freitas, ocorreram em 1924. [IBGE]