sábado, 31 de outubro de 2009

Destaque da Semana - Igreja de São Benedito

Localizada entre as Praças da Liberdade e São Benedito, na área mais central da cidade, é o terceiro templo católico construído em Teresina. Sua pedra fundamental foi lançada em 13 de junho de 1874 e sua sagração se deu em 03 de junho de 1886. A igreja demorou 12 anos para ser concluída. Deve-se a existência do templo a Frei Serafim de Catânia, da ordem dos franciscanos, que chegou em Teresina em 10 de maio de 1874.

A Igreja tem suas portas tombadas pelo Patrimônio Histórico. Fica a menos de 50 metros da sede do Governo do Estado





terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pelas estradas do Piauí V

Mais uma seleção de imagens registrada pelas estradas e passagem pelas cidades do Piauí.

Passando ao lado da Igreja Matriz de União-Pi


Passando em frente a Igreja Matriz de São Pedro do Piauí


Descendo a Serra da Capivara pela BR-020


Chegando na cidade de Palmeirais-Pi


Entrando na cidade de Guadalupe-Pi


Chegando na cidade de Floriano-Pi pela PI-140


Passando no centro de Floriano-Pi


Chegando na cidade de Cel. José Dias - Pi


Entrando na cidade de Corrente-Pi


Passando pela Barragem de Boa Esperança - Guadalupe-Pi

sábado, 24 de outubro de 2009

Destaque da Semana - IGREJA MATRIZ DE TERESINA

Igreja Nossa Senhora do Amparo

A igreja mais antiga de Teresina, construída antes mesmo de Teresina passar a cidade. A pedra fundamental foi lançada a 25 de dezembro de 1850 e em dezembro de 1952 foi inaugurada e elevada à categoria de Matriz da cidade; estando pronta apenas a capela-mor.

Ao redor das paredes da Igreja foram construídas as primeiras casas da cidade. Está situada entre duas importantes praças da cidade, à frente para a Praça Deodoro da Fonseca (praça da Bandeira) e os fundos para a praça Rio Branco, ambas de grande movimento comercial durante o dia.

Nossa Senhora do Amparo, cujo dia se festeja no dia 16 de agosto, é a padroeira da cidade de Teresina. Em 1851 chegou de Portugal a imagem de N.S. do Amparo que se encontra no altar-mor da igreja.




quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Parabéns Sarah Menezes – Bicampeã mundial de Judô Junior.

Foto reprodução - Cidadeverde.com


Sarah Menezes é bicampeã mundial júnior de judô. A piauiense, uma das principais revelações da modalidade no Brasil nos últimos anos, confirmou o favoritismo e subiu no lugar mais alto do pódio no Campeonato Mundial da categoria, nesta quinta-feira, em Paris (FRA).

Na decisão, Sarah venceu por wazari a japonesa Hiromi Endo. Foi a única derrota em finais do Japão neste primeiro dia de torneio.

Aos 19 anos, Sarah faz história ao ser a primeira bicampeã mundial júnior, primeira mulher bicampeã mundial do judô brasileiro e segunda bi num mundial. João Derly foi o pioneiro na conquista para o país, com os ouros em 2005 e 2007.

Para chegar à final, Sarah Menezes venceu em sua primeira luta com um ippon Mahetab El Adawy, do Egito. Nas quartas-de-final, bateu a coreana Mi-Ri Kin por yuko no golden score e na semifinal não deu chances para a americana Katelyn Bouyssou e imobilizou a adversária, marcando mais um ippon.


Veja mais detelhes AQUI

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

19 de Outubro - Dia do Piauí


Hoje 19 de outubro o Piauí completa 187 anos de história. Embora muitos não aceitem, mas esta é a data em que a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil.

Para está homenagem classifiquei uma serie de imagens por mim registradas em minhas viagens pelo meu belo Piauí. Parabéns Piauí, “Terra querida filha do sol do Equador”.




Igreja Matriz de Valença do Piauí

Igreja Matriz de União-Pi

Estatua de uma sariema - Balão da entrada do anel viário de São Raimundo Nonato


Vista de São Raimundo Nonato - Foto tirada de cima do Morro da Cruz


Igreja Matriz de Simplício Mendes


Igreja Matriz de São João do Piauí


Rio Parnaíba - Teresina-Pi


Lagoa do São Francisco - Rio Grande do Piauí


Igreja Matriz de Piripiri-Pi


Igreja Matriz de Piracuruca-Pi


Igreja Matriz de Pimenteiras-Pi


Praia Pedra do Sal - Parnaíba-Pi


Igreja Matriz de Oeiras-Pi


Palácio de Karnak - Teresina-Pi


Igreja Matriz de Bom Jesus - Pi


Igreja Matriz de Picos-Pi


Cais do Rio Parnaíba em Floriano-Pi


Igreja Matriz de Floriano - Pi


Açude Grande - Campo Maior-Pi


Igreja Matriz de Campo Maior-Pi


Igreja Matriz de Canto do Buriti-Pi


Cachoeira do Urubú - entre Batalha e Esperantina

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Destaque da semana - Monumento Herois do Jenipapo

Em virtude da aproximação do dia do Piauí que é comemorado dia 19 de outubro, estou destacando hoje o Memorial em homenagem aos Herois do Jenipapo na cidade de Campo Maior.

Um memorial que conta a história da Batalha do Jenipapo, a única luta armada pela independência do Brasil, que aconteceu às margens do rio Jenipapo, em Campo Maior.
Um
grupo de camponeses piauienses enfrentou as tropas comandadas por João José da Cunha Fidié, numa luta que se pode considerar romântica e quixotesca, porque usaram paus e ferramentas de uso agrícola contra canhões e outras armas de fogo.
O Monumento Erguido em 1975, inaugurado pelo governador Alberto Silva, está aproximadamente à 07 km do centro da cidade, situado à margem esquerda da BR-343 no sentido Campo Maior/Parnaíba, próximo ao rio Jenipapo.

É considerado o patrimônio histórico mais antigo da cidade, lá estão localizados também alguns artefatos que pertenceram ao Antigo Museu do Couro. Entre esses artefatos estão alguns armamentos usados na Batalha do Jenipapo, além de roupas antigas e artefatos de couro, onde essas peças contam a história de Campo Maior.


Imagens registradas em minha recente visita ao Memorial