sábado, 30 de maio de 2009

Triste destaque

Foto reprodução

Infelizmente o destaque Piauí desta semana é o que foi a maior tragédia ocorrida no Piauí até o presente momento. O estouro da Barragem de Algodões arrasou o municipio de Cocal e parte de Buriti dos Lopes, deixando mais de 700 famílias desabrigadas e até o presente momento 06 mortes contabilizadas.
O reporter Allisson Paixão do Portal 180graus.com fez uma materia completa do que foi o desastre, entrevistando moradores, autoridades e acompanhando toda a tragedia de perto.


Foto reprodução

Quarta-feira, dia 27 de maio de 2009. Por volta das 16h desta data, que entra para a história como uma das mais tristes do Piauí, a Barragem Algodões I, localizada no município de Cocal, a cerca de 265km ao Norte de Teresina, rompe. Um barulho foi escutado por alguns moradores que, corajosamente -ou talvez por causa do ‘é o jeito’- moravam na região.

Correria, pânico e desespero. Centenas de pessoas correndo, sabendo que o pior estava por vir. As águas vinham numa onda tão forte que, dizem, chegava a ultrapassar os dez metros de altura. Arrastou tudo que estava pela frente: pedras gigantescas, casas, postes, animais e seres humanos. Felizmente, muitos conseguiram escapar. Mas também não foram poucos os que morreram.

Como isso ocorreu de verdade? Por que essa tragédia não foi evitada? Quem vai ser responsabilizado? Perguntas não faltam. As respostas é que não surgem na mesma proporção. O certo é que, no dia 14 de maio, isto é, duas semanas antes, uma ameaça de rompimento foi repassada. Retiraram todas as famílias ribeirinhas da região. Ficaram em escolas e casas de parentes e amigos.

Para ler a matéria completa clic Aqui

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Visitando Guaribas

Visitei mais uma vez a pequena cidade de Guaribas que ficou conhecida internacionalmente como a cidade símbolo do Programa Fome Zero, lançado no ano de 2003 no inicio do primeiro mandado do Presidente Lula.

Seis anos após visitas e mais visitas de políticos, ministros e secretários de estado, a cidade continua na mesma miséria, quase nada mudou. Até o PIB do município despencou. Segundo divulgação do IBGE em dezembro/2008 o município aparece com o menor PIB per capita entre os 5.564 municípios brasileiros (R$ 1.368,35).

A cidade fica a 653 Km da capital Teresina, para chegar na cidade temos que enfrentar uma um trecho de 53 km de estrada carroçal em péssima condição de trafego, a partir da cidade de Caracol. A estrada é cheia de crateras e enormes bancos de areia, exigindo do motorista muita paciência e habilidade para enfrentar-la.

A pequena Guaribas tem uma belíssima paisagem natural que são as formações rochosas em redor da cidade.

Abaixo uma seleção de imagens da localidade.














quinta-feira, 21 de maio de 2009

Destaques pelo Piauí.

A partir de hoje vou publicar semanalmente fotos e histórico de pontos importantes pelo Piauí.
Hoje os destaques são: Lagoa de Parnaguá e Açude Caldeirão.

Lagoa de Parnaguá



A 960 quilômetros de distância de Teresina e com 12 quilômetros de comprimento por 6 quilômetros de largura, a Lagoa de Parnaguá é a maior do Piauí. Suas águas são abastecidas pelo Paraim, rio perene do extremo Sul. A lagoa fica em um dos municípios mais antigos do Estado, terra onde nasceu o 2°Marquês de Parnaguá, João Lustosa da Cunha.

Parnaguá é um mar de água doce onde vivem lendas como a de Miridan, a mais bela jovem da tribo dos Acaraós. Miridan era destinada aos Deuses e assim impedida de casar. Mas uma paixão proibida deu-lhe um filho.

FONTE



Açude Caldeirão

Localizado no município de Piripiri, estado do Piauí, é a obra hídrica mais importante para todos os municípios do entorno. Construído em 1945, com o barramento do rio Caldeirão, abastece Piripiri, o Perímetro Irrigado Caldeirão e a Estação de Piscicultura "Adhemar Braga". Existe também em torno do açude a exploração das áreas de vazante com o plantio de diversas culturas e o turismo.
O açude possui a capacidade de 54,6 milhões de metros cúbicos de agua, o periodo de chuvas é de janeiro a junho.
Fica a 13 km do centro da cidade e a estrada é totalmente asfaltada. A época de maior fluxo de turista é janeiro, carnaval, semana santa, julho, outubro e dezembro mas é frequentado o ano inteiro.


FONTE

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Campanha SOS Piauí é lançada em Brasília


Entidades e lideranças políticas e comunitárias de Brasília lançaram nessa quarta-feira, 13, na capital federal, a campanha SOS Piauí, através de iniciativa de lideranças do PSB, na Câmara dos Deputados. A proposta é mobilizar a sociedade brasiliense, em especial a comunidade piauiense, estimada em mais de 400 mil pessoas residentes no Distrito Federal.

Duas contas correntes foram abertas no Banco do Brasil (2009-5, Agência 3791-5 e 2004-4, Agência 3791-5) para as doações em qualquer valor. Doações de donativos poderão ser feitas em diversos pontos de coleta em toda a capital federal. Outra sugestão apresentada e que está sendo analisada pelo grupo é a realização de um grande show em Brasília reunindo os cantores Frank Aguiar, Amado Batista e Daniel, além de artistas locais.

Os números da calamidade que se abateu sobre o Piauí são alarmantes. Sessenta e dois dos 224 municípios piauienses foram atingidos pela força das águas, dos quais 19 municípios se encontram em situação de alto risco. Os agricultores sofreram prejuízos incalculáveis e estima-se que mais de 1.500 km de estradas foram destruídos. Ao todo são 14 mil famílias desabrigadas, o que resulta em mais ou menos 70 mil pessoas precisando de ajuda urgente.

Para saber mais clic Aqui

sábado, 9 de maio de 2009

SOS ENCHENTES NO PIAUÍ

Em Teresina a Prefeitura criou um blog para divulgação da Campanha SOS Teresina e também para divulgação dos estragos provocados pela elevação das águas dos rios Poti e Parnaíba que castigam a cidade . Para acessar clic no banner abaixo:




Estive de passagem pela cidade de Barras e fiz também alguns registros dos estragos provocados pelo Rio Maratoan naquela cidade, na qual estou disponibilizando algumas fotos abaixo. Para ajudar as vitimas da enchente em Barras a Prefeitura local disponibilizou a seguinte conta:

SOS BARRAS

Agencia: 2844-4
Conta: 2009-5
Banco do Brasil.










terça-feira, 5 de maio de 2009

Teresina bastante castigada pela cheia dos rios Poti e Parnaíba.

Todo o estado do Piauí está em estado de emergência devido as fortes chuvas que tem caído em todo o estado, fazendo os rios transbordarem e invadindo varias cidades do estado.
Em Teresina o rio Poti invadiu diversos bairros e avenidas da cidade, causando uma grande confusão no transito da capital. Várias avenidas e ruas próximo do Poti estão interditadas. Abaixo algumas imagens do transtorno na capital.